A marca do desenvolvimento

Prefeito de Içara Murialdo Gastaldon fechou a série de entrevistas que a Massa FM fez para avaliar a atual gestão. Durante meia hora ele falou sobre as principais ações durante os seus oito anos de mandato. Durante a entrevista, ele falou dos acertos e dos erros. “Errei também inúmeras vezes. Errei ao nomear pessoas que não deveria ter nomeado, errei ao ter dado poder para quem não podia ter dado, gente que pensou em si e não na cidade, mas também acertamos e fomos sobretudo um governo marcado por muito diálogo”, destacou. Para o prefeito, a grande marca de sua gestão foi o desenvolvimento econômico. “A cidade está prestes a se tornar a segunda maior economia da região. Estamos fechando o ano com a maior geração de emprego da Amrec, superando Criciúma, que é nossa cidade mãe. Isso sem contar que ao longo dos últimos anos crescemos acima da média regional e acima da média do Estado”.

Melhorando a vida

Murialdo fez questão de apontar que a gestão, ao longo dos últimos dois mandatos, melhorou a vida da população. “Sobre os mais diversos aspectos. Melhorou com a pavimentação, que chegou a vários bairros e ao interior. Melhorou com as ações na saúde que colocaram o Hospital São Donato em uma nova era e melhorou com a nossa educação que comprovadamente evoluiu muito. Melhorou com a nossa agricultura mais forte, melhorou colocando comida mais barata na mesa com a chegada dos atacarejos. Enfim, poderíamos ter feito mais, sempre fica muito a fazer, mas cumprimos nosso papel”.

Para a Unesc

O prefeito fez questão de agradecer a confiança do eleitor de Içara e destacou seu futuro. “Sou muito grato ao povo de Içara que deu o privilégio de ser prefeito por oito anos. Foi muito gratificante. Agora voltou para a Unesc, porque estou prefeito, mas sou professor. Vou continuar fazendo política. Eu sou muito ligado ao grupo da deputada Ada de Lucca. Se em 2022 ela não for candidata e entender que eu possa ser o nome estarei à disposição”.

Movimento

Mesmo com o tempo não contribuindo, mesmo com pandemia, a CDL de Içara tem trabalho e feito sua parte. Primeiro foi a bela decoração e há que se ressaltar que é uma das poucas cidades da região que se preparou tanto. Depois os prêmios e agora a caravana do Papai Noel passando pela cidade e dando um clima especial de Natal.

Campanha

Se você tem um brinquedo em casa, em bom estado, ou se está com uma graninha sobrando e quer fazer o Natal especial para alguém, passe na Baldissera. A Construtora está fazendo uma bela campanha de Natal e vai doar brinquedos para centenas de crianças. Arrecadação segue até a próxima semana. Com certeza se você puder colaborar o seu gesto vai fazer a diferença.

Os nomes

Com eleição programada para março, a cooperativa de Morro da Fumaça já vive clima intenso nos bastidores. Rudi Recco, naturalmente seguindo o curso de atual vice-presidente (agora no comando), deve ser candidato. Armando Bif (Tinto) também já se declarou e está em campanha. O empresário Genésio Tezza também circula forte como pré-candidato, assim como o advogado Alexandre Barcellos que tem usado suas redes sociais para falar sobre o assunto. Todos estes nomes citados até então eram considerados do mesmo grupo político ou sempre foram muito ligados a situação. Ha ainda outros nomes surgindo. No momento são sete pelo menos.

Sem grandes mudanças

O ano vai terminar sem perspectiva de muitas mudanças na gestão de Morro da Fumaça. Prefeito, aliás, já havia antecipado essa informação ao defender a tese de que se está dando certo não há porque mudar.

Barulho

A Câmara de Vereadores de Criciúma se reúne neste sábado para uma sessão extraordinária. No encontro programado para às 17 horas os parlamentares vão avaliar e votar seis projetos encaminhados pelo executivo. Um em especial deve gerar polêmica. O projeto altera a lei orgânica de Criciúma em seu artigo 121. Na prática, se aprovado, o projeto acaba com a eleição direta para os diretores de colégio na cidade.

Criciumaprev

As outras matérias previstas para a Sessão Extraordinária são: Isenção da Taxa de Alvará para atividades de Baixo Risco, cria o cargo de Diretor da Defesa Civil e a Reforma do Criciúmaprev. Este último já havia sido antecipado pelo prefeito. Na justificativa do projeto o governo fala do déficit de 800 milhões e de projeções negativas que indicam o aumento gradual do rombo.