Carvão e fechamento da Usina de Jorge Lacerda são temas da reunião da Regional Sul

33

Executivo da ABCM apresentou dados sobre o setor e o processo anunciado pela Engie de venda das usinas

Criciúma

Representantes dos sindicatos patronais da região participaram na manhã de ontem (15), em Criciúma, da reunião da Regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc). O encontro tratou do setor carbonífero e o anúncio da desativação das atividades do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, feito há alguns dias pela Engie Brasil Energia, causando preocupação e movimentação do setor industrial da região.

A reunião online foi aberta pelo vice-presidente regional sul da Fiesc, Diomício Vidal, os representantes sindicais acompanharam a apresentação feita pelo diretor executivo da Satc e presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan. O executivo apresentou dados sobre o setor, todo o processo anunciado pela Engie relacionado à possibilidade de venda das usinas e o impacto desse fechamento para o setor carbonífero.

Zancan deixou claro que o setor seria gravemente impactado e que trabalha nas frentes política, institucional e técnica para tentar reverter este processo nos próximos meses. Informa ainda que o setor já esteve com o governador Carlos Moisés, que criou um grupo de trabalho que vai conduzir, pelo Estado e pelos agentes públicos do Legislativo, do Executivo, prefeitos e instituições privadas, para encontrar soluções para viabilizar a manutenção do complexo e já olhar para o futuro da região. “Essa movimentação é extremamente importante e agora é trabalhar para encontrar quais os mecanismos para viabilizar a manutenção”, destacou.

Diomício Vidal reforçou a importância do setor para a economia regional, estadual e do Brasil e comentou: “Vamos todos trabalhar juntos, unindo esforços em todo o setor produtivo”.