Amrec pede socorro ao Governo do Estado

35

Ofício endereçado ao secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, pede abertura de novos de leitos de UTI na região

Criciúma, Içara e Região

A direção executiva da Associação dos Munícipios da Região Carbonífera (Amrec) expediu oficio endereçado ao secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, pedindo a abertura de novos de leitos de UTI no Hospital São José, em Criciúma, e no Hospital São Marcos, em Nova Veneza. Durante uma reunião ontem na sede da entidade, o presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, ligou para o secretário de Saúde do Estado reforçando o pedido.

O encaminhamento do ofício foi feito após a reunião entre Magagnin, a coordenadora da Comissão Intergestores Regional de Saúde da região da Amrec (CIR-Carbonífera) e secretária de Saúde de Nova Veneza, Maristela Vitali Cunico, do vice-coordenador da CIR e secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, do diretor executivo da Amrec, Lei Alexandre, do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amrec), Roque Salvan, e de servidores da área da Saúde de Criciúma e do Estado.

No oficio, a entidade reforça o fato de que 91% dos leitos de UTI estão ocupados no Estado e que na região está em 100%, e que os números são os piores desde o início da pandemia. No documento, é feito o pedido de que a “abertura de novos leitos é fundamental”, e que existem hoje 10 pacientes na fila, aguardando abertura de leitos de UTI.

Na ligação feita ao secretário de Estado André Mota Ribeiro, Magagnin sugeriu a abertura de 33 novos leitos no total, sendo 10 no Hospital São José; 13 no Hospital de Retaguarda do Rio Maina; e mais 10 no Hospital São Marcos, de Nova Veneza.

O diretor executivo da Amrec, Lei Alexandre, sugeriu a possibilidade de hospitais de campanha, caso sejam desativados em outros estados, que sejam remanejados e instalados para região carbonífera.

Sul com 96% de ocupação dos leitos de UTI

Um levantamento feito pelo jornalista Marciano Bortolin para o portal 4Oito, e divulgado ontem, apontou que o Sul de Santa Catarina está com 96% dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 ocupados. Dos 100 leitos ativos, 96 estão ocupados e quatro livres. São dois leitos disponíveis no Hospital São José (HSJ), de Criciúma, um no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, e outro no Hospital São Camilo, em Imbituba.

Na quarta-feira (2), a região chegou a ter 98,98% de ocupação, com somente um leito disponível. A ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 na região estava assim ontem:

  • Criciúma (Hospital São José) – 35 leitos no total – 2 leitos disponíveis – 94,29% de ocupação
  • Içara (Hospital São Donato) – 10 leitos – nenhum leito disponível – 100% de ocupação
  • Araranguá (Hospital Regional de Araranguá) – 20 leitos no total – nenhum leito disponível – 100% de ocupação
  • Tubarão (Hospital Nossa Senhora da Conceição) – 15 leitos no total – 1 leito disponível – 93,33% de ocupação
  • Laguna (Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos) – 10 leitos no total – nenhum leito disponível 1 leito disponível – 100% de ocupação
  • Imbituba (Hospital São Camilo) – 10 leitos no total – 1 disponível – 90% de ocupação