Atividade essencial

Em reunião extraordinária ontem, a Comissão de Constituição e Justiça da Alesc aprovou a inclusão das atividades educacionais com aulas presenciais entre os serviços essenciais no Estado de Santa Catarina. O relator do projeto, deputado Luiz Fernando Vampiro, destacou em seu parecer que outras atividades foram incluídas nesta lista e a educação, uma das áreas mais importantes da sociedade, foi esquecida, mesmo que as escolas já tenham se adaptado a nova realidade e adotado as medidas de segurança sanitária. Ninguém discorda deste ponto de vista. Só será preciso convencer os pais a mandarem seus filhos para o colégio. Uma parcela considerável, se não a maioria, ainda acha temerário falar neste momento em aula presencial.

Para 2021

Escolas da região já projetam o início do próximo ano letivo e a previsão é que 2021 comece ainda com escolas em modelo híbrido. Metade das turmas nas salas de aula e a outra metade vai ficar em casa. Na semana seguinte quem ficou em casa vai para a sala e os que estavam no colégio ficam em casa. É a realidade, pelo menos das escolas particulares.

A vacina

Trabalhadores da saúde, idosos com mais de 75 anos ou a partir de 60 que vivam em asilos e a população indígena devem ser os primeiros da fila para tomar a vacina contra a Covid-19 no Brasil. Campanha deve atingir 52% da população. Pessoas que tem abaixo de 60 e não tem comorbidades terão que pagar a vacina. Incluindo ai as crianças. Previsão é que a vacina comece a ser aplicada em março.

Alerta

Associação de Hospitais de Santa Catarina divulgou nota na terça-feira informando que os hospitais de Santa Catarina estão ocupando em sua capacidade máxima. Motivo da superlotação, claro, é a pandemia de Covid-19.

Encaminhado

Vereadores eleitos pela coligação de oposição em Morro da Fumaça devem bater o martelo até esta quinta-feira sobre a presidência da Câmara para os próximos 4 anos. Tendência é que firmem o acordo em ata para um ano de cada partido. MDB, PSDB, PSL e PSD, são as siglas que compõe o grupo dos 5 vereadores eleitos. A tendência, aliás, é que o atual presidente, Felix Bertan, siga no comando no primeiro ano da próxima legislatura.

Buscando verba

O prefeito eleito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (PSD), o Neguinho, cumpriu agenda em Florianópolis na terça-feira (1º) para articular recursos para a cidade. Na capital, a visita foi direcionada à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde o futuro chefe do executivo esteve reunido com o presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD), o senador Dário Berger (MDB), os deputados estaduais Felipe Estevão (PSL), Milton Hobus (PSD) e Marlene Fengler (PSD). Na pauta, a busca por recursos através de emendas estaduais e federais. “Vamos fazer o melhor pela cidade, que precisa de investimentos para voltar a crescer e isso é fruto de planejamento”, destacou Neguinho.

Recco quer união

Rui Recco assumiu o comando da Cermoful esta semana. Nos primeiros dias de trabalho já deixou claro que pretende manter todos os projetos do presidente Vitamina em andamento. A equipe também não será modificada ou sofrerá qualquer tipo de alteração. Recco deverá ter até o mês de março para conduzir a Cermoful a um pleito eleitoral.

Trabalhando

Vereador Geraldo Baldissera segue mantendo contado com os colegas eleitos em Içara. Trabalha para buscar os votos necessários para garantir a presidência do Legislativo. Geraldo é do MDB e foi o vereador mais votado pela segunda eleição consecutiva.

Em Criciúma

O nome que vem sendo trabalhado é o de Arleu da Silveira. Ele é homem de confiança do prefeito Clésio Salvaro, goza de experiência no Legislativo e trabalha para que o processo seja conduzido por consenso. Arleu é o favorito, mas terá pouca chances de ser eleito sem uma chapa concorrente.

Posse

Por conta da pandemia de coronavírus, a posse dos eleitos segue indefinida. Claro que há uma legislação bem clara a ser cumprida. Posse tem que ser dia primeiro. Mas a tendência é que seja algo breve, sem grande público e sem o tradicional garbo e elegância.