Nova matriz de risco aponta Amrec como nível Gravíssimo

22

Na avaliação de ontem, divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, há 13 regiões gravíssimas e três em nível grave

Da Redação

A Região Carbonífera depois de sair do amarelo para o laranja, passa agora a ser Gravíssima pela nova Matriz de Risco Potencial divulgada ontem (25) pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde. Das 16 regiões de saúde avaliadas, apenas três delas – Extremo-Oeste, Alto Uruguai Catarinense e Foz do Rio Itajaí – não ficaram no risco Gravíssimo – todas as outras 13 foram classificadas na cor vermelha, que é o mais alto nível de risco, enquanto as três regiões ficaram na cor laranja, que é o risco Grave.

Na prática, na Amrec estão novamente suspensos os eventos de qualquer natureza, além de boates e casas de shows, museus, bibliotecas e cinemas. Bares e restaurantes poderão receber clientes até às 23 horas e as atividades devem ser encerradas à meia-noite, além de manter apenas quatro pessoas por mesa. Tanto igrejas quanto academias poderão receber apenas 30% da capacidade total. E todos devem respeitar o uso de máscara e o distanciamento.

A região do Alto Uruguai Catarinense foi a única, em comparativo com a semana passada, que desceu um nível na Avaliação, do Gravíssimo para o Grave. A região de Xanxerê continua na terceira semana no nível mais preocupante de proliferação do vírus, enquanto Laguna está na segunda semana. O Extremo-Oeste e a Foz do Rio Itajaí, por sua vez, foram reclassificadas do nível Gravíssimo para o Grave. No caso do Alto Uruguai, embora o Evento Sentinela esteja alto, a capacidade de atenção ainda está no nível amarelo, o que lhe coloca num estado de alerta, mas não perigoso. Seu índice de transmissibilidade, idem, é o menos nocivo comparado às outras regiões.

Quinze das 16 regiões estão com o índice de transmissibilidade no gravíssimo, ao mesmo tempo em que nove destas regiões estão com a capacidade de atenção também no último nível – caso da Região Carbonífera, do Alto Vale do Itajaí, Extremo Sul Catarinense, Laguna, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê.

No comunicado da Secretaria de Estado da Saúde há o reforço da necessidade dos cuidados para diminuir a proliferação do novo coronavírus. A secretaria informou ainda que o secretário André Mota Ribeiro ou representantes se reúne todos os dias com autoridades de várias regiões para estratégias para uma desaceleração da Covid-19 em Santa Catarina.