Município está com 100% da capacitação de internações. Nos encontros foram passadas orientações caso Criciúma mude de matriz de risco

Criciúma

Por conta do aumento do número de contaminados pela Covid-19 em Criciúma e o fato dos hospitais da cidade estarem com 100% da capacidade de internações, a administração municipal reuniu ontem (24) representantes de academias, bares e restaurantes, lojas de conveniência, entidades religiosas, supermercadistas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, e pediu para que intensifiquem os cuidados sanitários nos estabelecimentos.

De acordo com o fiscal da Vigilância Sanitária Samuel Bucco, as medidas sanitárias precisam continuar e são indispensáveis na prevenção da doença. “O uso da máscara é importantíssimo. Precisamos respeitar o distanciamento social, a higienização e a ventilação dos locais para conter os avanços do coronavírus. Essas medidas sempre serão necessárias e é a nossa única defesa contra o vírus”, relatou.

Preocupação com a matriz de risco

O Estado de Santa Catarina divulgará matriz de risco de contaminação do coronavírus hoje (25). Criciúma pode passar da cor laranja (grave) para a cor vermelha (gravíssimo). Pensando nisso, a equipe da Secretaria de Saúde já passou orientações das novas restrições, caso mude a matriz. “Precisamos conscientizar a população, precisamos que cada um faça sua parte e tenha bom senso. Ontem, chegamos na nossa lotação máxima de internações e estamos fazendo o possível para melhorar estes números, mas precisamos da colaboração de todos”, frisou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. Os encontros continuam com outros estabelecimentos, como de complexos esportivos.

Mais leitos de UTI no HSJ

Ontem no fim de tarde, o Hospital São José (HSJ) informou que deve abrir mais dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda hoje (25). Isso será possível, segundo o diretor da unidade, Raphael Elias Farias, porque as cirurgias eletivas foram suspensas e os profissionais serão remanejados. “Alguns estão passando por uma capacitação intensiva. Temos algumas pessoas que têm a experiência prévia, então acreditamos que conseguimos abrir mais um ou dois leitos até esta quarta-feira”, salientou o médico em entrevista ao Programa Ponto Final, da Rádio Som Maior.

O HSJ dobrou a capacidade de leitos, mas hoje há a maior ocupação pela Covid-19 desde o início da pandemia. “Estamos com 91 pacientes, o que representa o maior pico de internações. É 100% de ocupação de leitos de UTI. Este é o maior número de pacientes desde o início da pandemia, uma crescente ocorrida nas últimas três semanas”, pontuou.