O pico do pico

O momento é delicado. Não há como fugir dele. Precisamos redobrar a atenção, os cuidados e a responsabilidade para que o fim de ano não seja arrasado pela força desta pandemia. Eu sei que o assunto está chato, repetitivo. Mas é preciso falar o tempo todo. Use máscara, mantenha o distanciamento e lave sempre as mãos ou higienize com álcool em gel. Mesmo que você ache que a pandemia é um exagero, faça a sua parte. Ajude a cidade, ajude a economia do nosso estado e da nossa região. “Com hospitais lotados e UTI também. Estamos com o maior número de casos ativos, transmitindo a doença neste momento. Pedimos às pessoas que não politizem a doença e que adotem as medidas sanitárias para reduzir o risco de contágio”, ressalta. Segundo Acélio, o governo quer evitar restrições da atividade econômica. “Mas voltando para a bandeira vermelha, e isso deve acontecer, ao natural já teremos que rever várias medidas”, alerta Casagrande.

Vítima da Covid-19

Morreu nesta tarde de terça-feira no Hospital da Unimed o presidente da Cermoful Ricardo Bitencourt, o Vitamina. Aos 54 anos, ele foi contaminado pela Covid-19 e não resistiu às complicações provocadas pela doença. Vitamina era diabético e a comorbidade agravou ainda mais seu quadro clínico. Na última semana ele precisou ser entubado, mas não resistiu. Ricardo era casado e deixa dois filhos e duas netas.

Grande gestão

Ricardo Bitencourt estava prestes a concluir seu segundo mandato à frente da Cooperativa. Ao longo dos últimos anos ele implementou um plano para sanear a cooperativa. Ano passado anunciou que as dívida estavam sanadas e que a Cooperativa voltaria a investir. Uma das primeiras ações foi criar um plano de benefícios para os sócios que garantiu descontos em educação e saúde para os cooperados da Cermoful. Com a morte do presidente, o empresário Rudi Recco, vice na chapa, assume o comando da entidade.

Lacuna

A morte de Ricardo abre uma lacuna de lideranças na política de Morro da Fumaça. Ele era a figura ponderada que procurava amenizar as tensões e encontrar o consenso entre as partes. Era acima de tudo um boa praça que fará falta com toda certeza.

Cancelada

Vinda do vice-presidente Hamilton Mourão foi cancelada. Ele palestraria nesta quarta na Acic, marcando os 27 anos da entidade. A decisão de cancelar a vinda foi tomada em função do alto número de casos de Covid-19. A vice-governadora, que também viria a cidade, foi outra que cancelou a passagem por Criciúma.

Proposta

O vereador Alex Michels protocolou novamente na Câmara de Içara o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELOPL 02/2020), que proíbe o vereador eleito assumir cargo na administração pública, de forma direta ou indireta. Ou seja, veda a possibilidade do legislador ser secretário municipal, exceto se o mesmo renunciar ao mandato. Em Criciúma o projeto já foi aprovado, mas o prefeito Salvaro garante que ele é inconstitucional.

O primo

Prefeito eleito de Siderópolis Franqui Salvaro teve reunião nesta terça-feira com o prefeito Alemão. Será o primeiro encontro da transição. Em entrevista à Massa FM nesta terça-feira, Franqui disse que já tem pelo menos quatro secretários definidos. “Mas ainda estamos fazendo ajustes e por isso vamos manter os nomes em sigilo por enquanto”. Franqui também falou sobre seu principal desafio e sua semelhança com o primo Clésio Salvaro. “A prioridade é gerar empregos. Quanto ao Clésio, ele tem que ser exemplo. Eu me espelho nele no amor pela minha cidade e na dedicação e no trabalho duro”.

Protagonista

Unesc mais uma vez assumindo o protagonismo que lhe cabe. A universidade começou a ouvir os prefeitos eleitos para conferir as demandas e as necessidades. “O momento de colocar a universidade a disposição das cidades, das novas gestões e oferecer a nossa experiência”.

Do PL

Eleito pelo PL para a Câmara de Içara, Max Luiz disse ontem em entrevista à Massa FM que está pronto para contribuir com o município. “Não só fiscalizando, mas ajudando a buscar recursos. Já fiz inclusive pedidos de emenda para assegurar algumas ações para a cidade. Precisamos trabalhar e ajudar o município”. Giovani Felippe, um dos coordenadores do PL, fez questão de destacar o crescimento do partido. “Foco agora é reforçar as ações do PL de olho na eleição para governador. O estado precisa do senador Jorginho Mello e vamos trabalhar para viabilizar a candidatura dele”.