Voltou com força

O que todos temiam aconteceu. A pandemia voltou com força. Estamos enfrentando neste momento o mais elevado índice de contágio desde março. E ela voltou porque faltou responsabilidade. Ninguém quer ficar fechado em casa. Ninguém quer bares, pubs ou o comércio de portas lacradas. Pai nenhum quer que seu filho continue nas aulas remotas. Mas é preciso entender que o Covid-19 segue por aí, segue circulando e para que esse fechamento total não volte a ocorrer, é fundamental que se tenha responsabilidade. Máscara, álcool em gel e distanciamento são ainda fundamentais. Claro que há uma parcela considerável da população que vai dizer que a máscara não protege. Há outra parcela considerável que garante que o coquetel de medicamentos como cloroquina, ivermectina e outras “inas” salvam vidas mundo afora. Como não sou PHD em medicina e apenas repasso o que os médicos falam, prefiro acreditar que a máscara, o distanciamento e o álcool em gel são as armas que temos hoje. Prefiro ter responsabilidade e que ela se sobreponha as liberdades individuais em defesa do bem comum, em defesa da manutenção das atividades econômicas na região e no Estado. A avaliação de quem atua na saúde, e acredito que ela esteja correta, é de que quando o número de casos caiu a população entendeu que havia liberado geral, afrouxou cedo demais e agora vamos pagar o preço.

Positivou

Tita Beloli assumiu como prefeito em exercício. Ele ficaria até sexta-feira na função, mas testou positivo para a Covid-19 e renunciou. Clésio Salvaro já está mais uma vez na ativa.

Mais um

Jorge Koch, prefeito de Orleans, anunciou no fim de semana que havia testado positivo e desde então está em isolamento com sintomas leves da doença.

Murialdo

Também testou positivo. Quadro foi confirmado ontem pela assessoria de imprensa do prefeito. Murialdo agora vai ficar em isolamento domiciliar tratando da doença.

Parou

Hospital da Unimed anunciou a suspensão das cirurgias eletivas. Decisão foi tomada para deixar leitos livres para pacientes que estão testando positivo para a doença e precisando de internação.

Mesmo caminho

Foi adotado pelo Hospital São José. A instituição também anunciou através de sua assessoria que as cirurgias eletivas, aquelas que são previamente agendadas, foram suspensas até segunda ordem por conta da onda de casos de Covid-19.

Suspenso

Prefeito Murialdo Gastaldon confirmou nesta a suspensão do leilão que venderia 12 lotes para a instalação de empresas no município de Içara. A decisão foi confirmada em uma coletiva à imprensa e acata recomendação do Ministério Público. O prefeito, no entanto, não escondeu o descontentamento com a ação. “Esse assunto é tratado desde 2017, o edital foi lançado há um mês e só agora, só na véspera é que vem essa orientação. O promotor prestou um grande desserviço à cidade de Içara”, reclamou.

Demorou demais

Segundo o prefeito não há tempo hábil para lançar um novo edital ainda este ano. “Portanto esse é um assunto que caberá à nova prefeita. Queríamos fazer agora porque as empresas já estavam interessadas e não podemos perder a oportunidade, mas não há mais o que fazer. Resta agora aguardar para o próximo ano e torcer para que as empresas venham porque quem ganha é Içara”.

Aguardando

O Conselho de Administração da Cermoful informou que esteve reunido na tarde de segunda-feira (23) para discutir a situação da Cooperativa que tem seu presidente, Ricardo Bittencourt, afastado devido a um quadro grave de saúde provocado pela Covid-19. Em respeito à família e rezando pela recuperação de nosso presidente, o conselho de administração deliberou pela prorrogação da tomada de decisão sobre a substituição do presidente para a reunião ordinária que ocorre no próximo dia 30.

Empolgado

Pela terceira vez consecutiva, Itamar da Silva saiu do pleito como o vereador mais votado do PP. E é essa condição que, na avaliação dele o gabarita para ser o candidato do 11 a presidência da Câmara de Vereadores. “Não apenas isso. Eu também tenho experiência para a função”, disse o parlamentar em entrevista à Massa Fm. Ele também não esconde a empolgação com o mandato de Dalvânia. “Primeiro porque vou conseguir ser vereador com um prefeito do meu partido. Acho que isso permite trabalhar mais. Segundo porque conheço ela e sei da capacidade dela. Vai começar enxugando o quadro. Tem gente demais no paço. Não estou falando na Saúde ou na Educação, mas nos demais setores tem gente demais”, avalia.

Plano Diretor

Para Itamar da Silva, o Plano Diretor de Içara precisa ser prioridade no início do próximo mandato. “É fundamental para o crescimento da cidade”. O vereador também quer o Observatório Social atuante. “Mas tem que fiscalizar de perto o executivo. Eles ficam apenas em cima do legislativo. Temos uma legislatura enxuta e o desejo é que siga assim”, explica.