Hospitais voltam a ficar com UTIs lotadas

53

São José, em Criciúma, e São Donato, em Içara, já estão com alta ocupação

Criciúma e Içara

Os números de ocupação das UTIs nos hospitais São José, em Criciúma, e São Donato, em Içara, já estão próximos ao do pico da pandemia na região. O diretor técnico do hospital São José, Raphael Elias de Farias, disse ontem que há 72 pacientes internados e 77% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados.

“Houve 74 internados no auge da pandemia e tínhamos quatro UTI’s livres para Covid-19. Agora estamos com três. A quarta não está aberta por falta de técnicos de enfermagem, então fica o aviso de que, se tiver algum técnico que queira trabalhar no São José, precisamos de pessoas para repor o quadro”, informou o diretor.

Se contratar novos técnicos, o hospital poderá habilitar mais 10 leitos de UTI ainda na próxima semana. “Estamos nos encaminhados para aquele momento de pico máximo como tivemos lá em julho e agosto, quando tivemos realmente um sistema em seu limite. O que vemos é o relaxamento das pessoas no dia-a-dia, seja em reuniões de família ou em festas de grupos de amigos. Tem que haver uma contenção da sociedade neste sentido de transmissibilidade”, alertou o médico.

Ocupação no São Donato está em 90%

No Hospital São Donato já há 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 ocupados. O diretor administrativo do hospital, Júlio De Luca, disse que nove dos dez leitos pelo SUS já estão sendo ocupados.

“Há uns 30 dias estávamos bem tranquilos. Chegamos, inclusive, a não termos nenhum paciente com Covid-19 internado na UTI. Aumentou demais a contaminação e o município encerrou a atividade de um ambulatório para atendimento à Covid-19. O outro, no Jardim Elizabeth, está superlotado diariamente”, avisou De Luca.

O hospital ainda conta com sete pacientes positivos para o novo coronavírus internados em clínica. Dado o crescimento, Júlio De Luca reforça preocupação. “Ainda nesta semana nós provavelmente não teremos mais leitos para oferecer a comunidade”, afirmou.