Içara e Lauro Müller terão prefeitas e, no legislativo de Criciúma, elas foram as mais votadas

Criciúma, Içara e Lauro Müller

Estas eleições trouxeram surpresas. A maior delas foi a expressiva votação em mulheres para a Câmara de Vereadores de Criciúma. As duas pessoas mais votadas foram Roseli De Luca (PSDB), que fez 2.576 votos, e em Giovana Mondardo (PCdoB), com 2.430 votos.

Roseli De Luca foi secretária de Educação da administração Clésio Salvaro (PSDB) e, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, disse que sua campanha era muito boa. “Trabalhamos para nos eleger, mas chegar na ponta foi muito bom. Fizemos uma campanha diferente, sem comprar cabo eleitoral, uma maneira diferente de fazer que deu certo”, comentou a tucana.

Giovana Mondardo ressaltou, também na rádio, o trabalho e apoio ao longo da campanha. “Trabalhamos muito, mas não imaginava que chegaria tão longe. Consegui dormir como não tinha conseguido nas últimas semanas, fizemos uma trabalho muito bacana nas redes e das ruas. A juventude que entendeu a importância de se organizar politicamente. Daqui para a frente é um caminho muito especial”, enfatizou.

Içara e nova prefeita

Prefeita eleita, Dalvânia Cardoso é a primeira mulher que assumirá a gestão municipal em Içara. Em entrevista ao jornalista e colunista do Jornal Gazeta, Anderson de Jesus, na Massa FM, ela elencou prioridades como gestora, e garantiu: “Uma cidade do tamanho de Içara não pode ver suas mães seguindo para as cidades vizinhas para conseguir atendimento. Essa será nossa primeira ação. A partir do dia 10 de janeiro, terá médico pediatra no São Donato”.

Lauro Müller com duas mulheres

Dra Saionara, do MDB, foi eleita prefeita de Lauro Müller (SC) para os próximos quatro anos com 50,68% dos votos. É também a primeira vez que o eleitorado de Lauro Müller aposta em uma mulher para conduzir o município. Dra Saionara tem 59 anos, é casada, tem superior completo. De vice, também uma mulher: Soraya Librelato (PSD) tem 61 anos.

Mulheres na Amrec

Com a eleição, a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), entidade que reúne os mandatários da região, deverá ter a primeira presidente mulher da história. A honraria caberá à Dr. Saionara (MDB), em 2021, quando comandará a associação um prefeito do MDB, ou em 2022, um prefeito do PP, podendo ser Dalvânia Cardoso. Em 2023 será um prefeito do PSDB e em 2024 do PSD.