Vitória maiúscula

De todos os municípios da Região Carbonífera, foi do Balneário Rincão que brotou a diferença mais expressiva. Jairo Custódio foi eleito com quase 90% dos votos válidos, uma das maiores vantagens do pleito em todo o Brasil. De quebra o prefeito ainda fez oito, dos nove vereadores que vão integrar o legislativo a partir de janeiro. Para Custódio, a vitória confirma a aprovação do seu primeiro mandato e aumenta a responsabilidade. A meta segundo o prefeito é seguir melhorando a infraestrutura do Balneário Rincão e reforçando a condição do município como referência em grandes eventos. “Sem esquecer a saúde e a educação. Agora é trabalhar ainda mais”.

A primeira ação

Prefeita eleita de Içara, Dalvânia Cardoso falou nesta manhã, durante entrevista à Massa FM, sobre uma de suas primeiras prioridades como nova gestora do município. Segundo a Progressista, uma cidade do tamanho de Içara não pode ver suas mães seguindo para as cidades vizinhas para conseguirem atendimento. “Essa será nossa primeira ação. A partir do dia 10 de janeiro terá médico pediatra no São Donato”. Durante a entrevista, Dalvânia também avaliou o resultado das urnas e fez questão de destacar que sua vitória foi construída ao longo dos últimos quatro anos. “Logo que terminou a eleição em 2016 eu comecei a trabalhar”.

Avaliação de Michels

Alex Michels disse ontem na Massa FM que não se sente derrotado. Afirmou que vai retomar todos os projetos sociais com os quais se envolveu nos últimos anos e que o desejo de ser prefeito e contribuir com a cidade segue vivo. “Vou começar hoje a percorrer a cidade e a agradecer. Em 2024 vou colocar mais uma vez meu nome a disposição da cidade”.

Arnaldinho

Candidato do MDB, Arnaldinho Lodetti ressaltou ontem na Massa Fm a dedicação da militância. Ele fez questão de agradecer os votos, o apoio e também a parceria de Da Rolt. Assim como Alex Michels, Arnaldinho desejou sorte a prefeita eleita e aos novos vereadores. Sobre o futuro, Arnaldinho disse que ainda é preciso analisar, mas que segue a disposição para contribuir com a cidade.

Sem concurso

Reeleito para mais um mandato, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro concedeu nesta manhã sua primeira entrevista coletiva após a vitória. Começou justificando a decisão de só se manifestar após o resultado oficial emitido pelo TSE. “Uma questão de respeito com o eleitor e também com os adversários”.

Agradecimento

Salvaro fez questão de agradecer a confiança dos eleitores e de agradecer o apoio do vice Ricardo Fabris. “E da minha família que esteve mais uma vez ao meu lado nesse processo eleitoral”. Salvaro reafirmou o compromisso com o desenvolvimento de Criciúma e reafirmou que não pretende realizar concurso público. O prefeito voltou a defender a meritocracia. “Temos o compromisso de não fazer concurso enquanto não for aprovada a reforma administrativa. Vamos tornar muito mais intenso o ganho por produtividade. A meta é reduzir para 35% o gasto com pessoal”.

Sem aulas

Semana começou na região sem aulas. Retomada que havia iniciado há duas semanas foi interrompida pelo agravamento do quadro da Covid-19 na região carbonífera. No laranja não pode haver aulas. Decisão do Tribunal de Justiça do Estado. Está mantido apenas o trabalho de reforço individual nas escolas de Criciúma

Só um

Legislativo de Morro da Fumaça só teve um reeleito. Atual presidente Felix Bertan, que é cunhado de Guinga Warmiling, foi o único a escapar da degola. Dos demais, três não foram para a disputa e o restante patinou e ficou pelo caminho.

Em Siderópolis

Na eleição mais equilibrada da Amrec, Franqui Salvaro, primo do Clésio, levou a melhor sobre Xande Feltrin. Foram apenas 16 votos de vantagem. Pesou neste processo o apoio do ex-prefeito Guinga Warmeling e também a boa campanha do Tucano. 

Em Nova Veneza

O bom administrador Rogério Frigo fez uma vitória talvez mais apertada do que imaginava, mas um resultado natural. Primeiro porque o adversário tem qualidades. Segundo porque Frigo vai para o seu quarto mandato e sempre há, mesmo com o bom trabalho, algum desgaste.

Em Forquilhinha

Os adversários de Neguinho esqueceram dos ensinamentos de Maquiavel. Dividir para conquistar. Neguinho sempre teve um percentual de votos próximo aos 30 %. A briga interna no PP, a saída de Dimas Kammer e o surgimento de outras campanhas fizeram com que o eleitorado de Lei reduzisse, e Neguinho finalmente chega ao governo.

Em Cocal

Aninha Scarpatto não conseguiu transferir para si os votos do prefeito Ademir Magagnin e viu o competente Fernando de Fáveri, que tem atuação consagrada em municípios por onde atuou na saúde, conquistar a merecida vitória. De Fáveri disse na Massa FM que promete um governo de ações simples, mas com grande impacto na qualidade de vida da população.

Em Treviso

A crise financeira que foi um dos assuntos recorrentes em Treviso nos últimos anos e acabou enfraquecendo o progressista Jaimir Comin. O emedebista Valério Moretti agradeceu. Fez uma campanha consistente, com propostas pontuais e garantiu a vitória no pleito de domingo.

A mulher

Ganhou força na eleição deste ano. As duas maiores votações em Criciúma, no legislativo foram de mulheres. Além disso, Lauro Müller e Içara também elegeram suas prefeitas.

A esquerda

Parece mesmo ter voltado a condição de coadjuvante. O partido viu seu eleitorado derreter. Impacto da lava jato que afetou diretamente a credibilidade do 13. Por outro, o Psol parece que se encaminha para ocupar esse espaço e tomar a dianteira da esquerda brasileira. PCdoB e PDT também tiveram boas votações e mostram que os votos da esquerda migraram, mas não deixaram de existir.

Em Criciúma

Destaque para a jovem Giovana Mondardo que foi a segunda mais votada no legislativo e chega a Câmara com autoridade.