Secretário estadual de Saúde diz que não vai haver lockdown

42

André Motta Ribeiro garantiu flexibilização dos isolamentos durante reunião com o setor de eventos da Amrec

Criciúma

O receio de uma volta do isolamento social, assombrava os profissionais do setor de eventos, que se reuniram sexta-feira (13) com o secretário estadual de saúde, André Motta Ribeiro. Mas a notícia foi boa: “Não vai haver lockdown”, garantiu aos representantes do setor de eventos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

“A economia não pode mais parar. Temos que continuar nos cuidando. São medidas simples de cumprir e as pessoas tem que ter consciência disso”, disse Daiana Savi, representante do setor, que saiu animada com a conversa. No encontro também foi discutida a simplificação das portarias, não só para eventos, mas contemplando todas as áreas. “No caso dos eventos haviam muitas dúvidas do que podia e não podia. Por esse motivo sugerimos a simplificação das portarias e o secretário aceitou levar o assunto ao Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES). Devemos ter uma posição já na próxima semana”, informou Daiana.

As portarias 710 e 744, relativas ao setor de eventos, devem ser simplificadas e unificadas. André Motta Ribeiro afirmou que essa possibilidade será debatida na reunião do Coes.

Apesar da boa notícia, a região da Amrec retornou à cor laranja (risco Grave), o que representa medidas mais restritivas no setor econômico. Na área de eventos, por exemplo, os locais devem ter no máximo 30% da capacidade de pessoas e as casas noturnas voltaram a ser proibidas.