Candidatos procuraram respeitar as medidas sanitárias e focaram a campanha através das mídias sociais

Içara

Neste domingo será escolhido o novo prefeito de Içara, já que o atual administrador do município, Murialdo Canto Gastaldon, está no segundo mandato e não pode concorrer ao cargo. Os candidatos são Alex Ferreira Michels (PSD), da Nossa Coligação é Com as Pessoas, que tem como candidata ao posto de vice Bia Vargas; Arnaldo Lodetti Júnior (MDB), da Coligação Içara Não Para, que tem como candidato ao posto de vice Valdelir Darolt (PSDB); e Dalvânia Cardodo (PP), da coligação Agora é Içara, que tem como candidato ao posto de vice Jandir Sorato.

Içara conta com 40.564 eleitores, com a maioria do eleitorado feminino. O maior local de votação do município é a Escola de Educação Básica Professora Salete Scotti dos Santos, com 3.780 eleitores. O segundo é Escola de Ensino Fundamental Quintino Folhiarini Dajori, com 3.410. Lembrando que todas as escolas do município a serem usadas para a votação deste domingo passarão por higienização na segunda-feira e na terça-feira para poder serem usadas para atividades presenciais, casos sejam confirmadas para começar na quarta-feira (18).

Para a Câmara de Vereadores, Içara terá 176 candidatos que disputarão 15 vagas. Neste ano, as eleições na proporcional não poderão ter coligação com outras siglas e cada partido deverá tentar o máximo de votos para poder ocupar o maior número de cadeiras possível. Assim como os candidatos à majoritária, os concorrentes ao Legislativo também fizeram uso das mídias sociais para a realização das campanhas e as visitas domiciliares.

Nos planos de governos divulgados pelos candidatos a prefeito, o foco das propostas foram as áreas de saúde, educação e mobilidade urbana. Também a geração de emprego e renda está no planejamento estratégico dos candidatos. Durante a campanha, todos os três procuraram divulgar os planos de governo e ouvir as reivindicações das principais entidades organizadas do município.

A agenda dos candidatos para o domingo prevê a votação para o começo do dia. O primeiro a ir nas urnas é Arnaldo Lodetti Júnior, que vota na Escola Saletti Scotti dos Santos, no Centro. A expectativa é que ele irá votar às 7h15. Já a progressista Dalvânia Cardoso votará na localidade de Lombas. Ela deverá votar próximo das 10 horas, já que gostaria de levar o pai, que recentemente recebeu alta do hospital para votar. E por último, o candidato Alex Michels votará no bairro Raichaski, às 10h55.

Alex Michels

O candidato do PSD, Alex Michel, usou a campanha para a apresentação das propostas. Ele também utilizou suas páginas nas mídias sociais, principalmente nestes últimos dias, para reforçar, através de vídeos, que o seu nome é o único que representa renovação para o município de Içara, alegando que entrou na política nas eleições anteriores, quando concorreu ao cargo de vereador, enquanto os seus dois adversários sempre trabalharam nas administrações públicas há mais anos.

“Tentaram nos desacreditar de todas as formas, mas isso só nos fez crescer cada vez mais. Crescemos porque olhamos no olho e falamos a verdade, porque o nosso jeito de fazer política é sem amarras, é transparente. E agora chegou o momento da decisão. Domingo é você quem vai definir qual Içara teremos nos próximos quatro anos. Peço o seu voto de confiança. Vote 55 e tenha a certeza de que o jeito velho de fazer política ficou no passado”, reforça o candidato em uma de suas últimas postagens.

Uma das últimas ações de Alex Michels e Bia Vargas, na sexta-feira, foi de encontro e debate sobre educação junto da Unesc. Ao lado do deputado federal Ricardo Guidi eles estiveram na instituição para trocar ideias com a reitora Luciane Ceretta sobre parcerias entre prefeitura e universidade relacionadas à saúde, tecnologia, desenvolvimento econômico e cursos profissionalizantes.

Para Michels, essa é mais uma oportunidade de oferecer o melhor para os içarenses. Ele destacou os pilares de saúde, assistência social e educação e tecnologia. A possibilidade de um polo de estudo técnico semipresencial da universidade foi outro ponto muito importante tratado no encontro. Os candidatos seguirão a campanha com visitas domiciliares neste sábado.

Arnaldo Lodetti

O candidato do MDB, Arnaldo Lodetti Júnior, travou uma batalha dentro do partido para ser o candidato. Depois ele trabalhou para a formação da coligação que culminou com a escolha de Valdelir Darold, no cargo de vice. Ele começou a campanha desacreditado, mas ao longo dos dias foi ganhando apoiadores e chega em condições de igualdade com os outros candidatos na disputa pela prefeitura de Içara.

Durante toda a campanha, Arnaldo procurou divulgar o seu plano de governo, junto a diversos setores da sociedade. Uma das áreas que acabou se reunindo nestes últimos dias foi o da cultura. Onde quer criar um espaço que contemple em sua estrutura um museu, biblioteca, anfiteatro, salas de música, danças, artes visuais, atelieres, estúdio de gravação e ensaio, espaço para mostra e atividades culturais.

Este e outros assuntos reservados para o setor foram apresentados em reunião com profissionais da área na cidade e pessoas que defendem e trabalham em favor da cultura içarense. “Tudo vai ser dialogado com a sociedade e com as pessoas que se identificam com o tema, que atuam na área ou integram alguma entidade. As pessoas vão decidir pelo que for melhor”, disse Arnaldo.

Mas também, o planejamento estratégico contempla a realização de grandes obras para o município como a duplicação da SC-445, que liga Criciúma a Balneário Rincão para melhorar a mobilidade urbana. A campanha do candidato do MDB segue neste sábado com a realização de uma carreata, com previsão de saída do bairro Presidente Vargas, passando por diversas comunidades.

Dalvânia Cardoso

A candidata do PP, Dalvânia Cardoso, fez uma campanha focada no contato direto com as pessoas. Ele definiu não participar dos debates promovidos pelas emissoras de rádio e pelas entidades. Dalvânia fez a escolha pelo candidato ao cargo de vice, o empresário Jandir Soratto, optando em disputar a eleição de chapa pura. Outra estratégia utilizada foi a passagem por todos os bairros da cidade e depois a discussão com os moradores destes bairros através das lives, priorizando as necessidades apresentadas pelos moradores.

A candidata faz questão de enfatizar que trabalha para ser prefeita de Içara desde a última eleição, que disputou, mas saiu derrotada das urnas. Nestes últimos quatro anos, ela não poupou esforços para se fazer presente em todas as comunidades, participando de festas e eventos promovidas pelas lideranças comunitárias. A coligação também utilizou as mídias sociais para passar os principais pontos do planejamento estratégico para Içara nos próximos quatro anos.

Nesta última semana, ela gravou um vídeo, postado em suas páginas nas mídias sociais, elogiando a garra da equipe. “Ninguém fugiu da raia, está todo mundo com garra, com força, chegando no final da batalha. É uma honra muito grande para mim, eu penso que conseguimos algo inédito, unir a oposição, unir quem quer a mudança, unir os descontentes e com oportunidade para que a gente possa fazer um novo momento para a nossa cidade. Com outras pessoas, com outras ideias e outra forma de administrar, porque de tudo o que vale é isso. A cidade. Ela tem que estar acima de todos nós. A nossa responsabilidade só aumenta a cada dia que se aproxima a nossa vitória. Porque o nosso compromisso vai começar maior ainda com a cidade e com as pessoas”, destaca a candidata na gravação.