Campanha de vacinação contra a pólio termina hoje

44

Alguns municípios conseguiram atingir a meta, enquanto no Estado ainda continua a busca por melhores números

Içara e Balneário Rincão

A campanha de vacinação contra a poliomielite termina hoje (13) em todo o Brasil e nos municípios da região, quem não conseguiu atingir a meta está lutando para chegar nos números planejados. Além da vacinação contra a pólio, também estão sendo atualizadas as carteiras de saúde, com as crianças e adolescentes fazendo as vacinas em que estão atrasadas.

Em Balneário Rincão, a meta foi atingida e chegou a passar dos 100%. O município tinha que alcançar 457 crianças vacinadas e já conseguiu imunizar 550, passando em quase 100 crianças da meta. A enfermeira responsável pelo setor de imunização, Dyuliandri Simão dos Santos, explicou que os números de Balneário Rincão estão acima devido a referência ser o censo de 2010. Segundo ela, Balneário Rincão recebeu muitos moradores novos nestes últimos anos.

Ela explicou que a meta foi atingida pelo envolvimento de toda a equipe, principalmente as agentes de saúde, que fizeram uma busca ativa em todas as casas, atualizando as carteiras das crianças que já haviam feito a vacina em outros municípios, ou então convencendo as mães a levarem as crianças até nas unidades de saúde. A enfermeira reforçou que este trabalho, mesmo com a meta atingida, seguirá até esta sexta-feira para que nenhuma criança fique sem a vacina.

Em Içara, a meta também já foi alcançada com o município chegando a 95,8% das crianças a serem vacinadas. A mesma estratégia de Balneário Rincão foi aplicada pelas agentes comunitárias fazendo a busca ativa nas casas. “Alcançar a meta coroou o trabalho de toda a equipe”, destacou a enfermeira da atenção básica de Içara Iane Savi Silveira.

Criciúma está próximo

Em Criciúma, a equipe está próxima de conseguir atingir a meta e os trabalhos serão intensificados nestes dois dias que faltam para terminar a campanha. De acordo com a enfermeira Kelly Barp Zanette, responsável pelo setor de imunização, o município já atingiu 92% da meta e para chegar aos 95% estipulado pelo Estado falta vacinar 296 crianças. “Nestes dois últimos dias vamos fazer um trabalho mais forte através da busca ativa e do contato telefônico para fazer com que os pais tragam os filhos para vacinar”, destacou Kelly.

A poliomielite no Brasil e em Santa Catarina

O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem no seu território. Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989. No entanto, os esforços ainda precisam ser mantidos, com a imunização de todas as crianças, para que o Brasil continue livre da doença.

A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Ela acomete, em geral, os membros inferiores, tendo como principais características a flacidez muscular.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A melhor medida de prevenção adotada é a vacinação.