Transferências no Clero Diocesano

Estimados irmãos e irmãs, saudações! Em primeiro lugar aproveito para agradecer a você pela leitura desta coluna semanal no Jornal Gazeta e, ao mesmo tempo, quero convidá-lo a acompanhar o texto de hoje, no qual falaremos sobre o futuro de nossa diocese e, especialmente, da Paróquia São Donato para as próximas semanas. Na última quinta-feira, dia 5, às 17h, recebemos através dos veículos oficiais de comunicação da Diocese de Criciúma, a lista de transferências e nomeações do clero diocesano para o ano de 2021.

No dia da Ordenação Presbiteral (quando os padres recebem esse ministério), entre os diversos ritos, cada padre se ajoelha em frente ao Bispo e promete a ele respeito e obediência, entendendo que deve ser um colaborador fiel de seu Bispo em tudo que for necessário para a evangelização. Assim, ao observar a Diocese como um todo e visando o avanço da obra evangelizadora em cada paróquia, pelo fim de cada ano, o Bispo anuncia transferências entre os padres. Assim, por mais que os padres amem e se dediquem totalmente à paróquia onde estão inseridos, entendem que a missão precisa continuar e que é preciso avançar para águas mais profundas.

Por tudo isso, desde já a Paróquia São Donato se prepara para receber um novo pároco e se despedir de nós, pároco e vigário atuais, nas próximas semanas. Padre Antônio Marcos Machado Madeira, natural de Lauro Müller e, atualmente, reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), em Brusque, será empossado pároco da Paróquia São Donato no próximo dia 18 de dezembro. O atual pároco, Padre Antoninho Rossi, natural de Treviso, será pároco da Paróquia Santo Antônio, do bairro Quarta-Linha, em Criciúma, com a posse marcada para o dia 19 de dezembro. O atual vigário, Padre Roberto Fontana Talau, que vos escreve, será pároco da Paróquia Santa Terezinha, de Jacinto Machado, com data de posse ainda não agendada.

O pároco, para ser empossado, deve ter a Provisão (documento no qual o Bispo afirma e confirma a responsabilidade do padre sobre aquela paróquia) e a Ata de Posse lidas publicamente diante do povo reunido e, após isso, deve professar a sua fé na Igreja Católica e jurar fidelidade ao Papa e ao seu Bispo. Além disso, outros ritos simbólicos são realizados para representar sua nova missão.

No último sábado, dia 7, vivemos a primeira posse da Diocese: Padre Juliano Pacheco Bitencourt, que atuava como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Forquilhinha, desde sábado é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de Balneário Rincão. Agora ele responde por aquela porção do povo de Deus – residentes e, a partir dos próximos dias, veranistas que passam o verão naquele município.

Ao nosso querido povo, pedimos a compreensão de que nossa missão precisa continuar, e estamos disponíveis diante de Deus. Aos padres, queremos agradecer pelo sim. Finalmente, a Deus pedimos a força para exercer bem nosso ministério frente às paróquias que estamos sendo enviados.