Em quase todos os municípios da região carbonífera foi constatado aumento de pessoas testando positivo para o novo coronavírus

Criciúma e Içara

O aumento do número de casos ativos da Covid-19 não acendeu o alerta somente na região da Grande Florianópolis, onde o mapa de risco de Santa Catarina apontou como gravíssimo. Na região carbonífera, os secretários de saúde também estão preocupados com o aumento dos casos ativos e com a possibilidade de a região retroceder no mapa de risco, que atualmente está na cor amarela, risco alto. Em Criciúma, no dia 25 de outubro, haviam 178 casos ativos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (4) já apontava 252 casos ativos.

No município de Içara, os números também aumentaram. Em 25 de outubro estavam em tratamento domiciliar para a Covid-19 165 pessoas. Já o boletim de ontem apontava que 220 pessoas estavam em tratamento domiciliar. Forquilhinha também teve aumento nos casos positivos. No dia 21 de outubro, apenas seis pessoas estavam em tratamento, já no boletim de ontem estavam em tratamento 24 pessoas.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, relata que tem acompanhado a divulgação dos boletins com preocupação. Segundo ele, o número de pessoas em tratamento tem aumentado a cada dia. Uma das preocupações do secretário é com a ocupação hospitalar, pois durante o pico da doença, os hospitais de Criciúma chegaram próximo dos 100% de ocupação dos leitos disponíveis para a Covid-19. “Tenho acompanhado com muita atenção e percebo que a população não tem seguido as normas, pois muita gente andando na rua ou participando de reuniões sem máscaras”, destaca Acélio.

O secretário também teme que a região venha a piorar no mapa de risco nas próximas semanas, saindo da cor amarela para a laranja, o que seria prejudicial para a região, pois teria que apertar um pouco mais nas flexibilizações, proibindo algumas atividades. “Não podemos nos descuidar, pois a movimentação nos hospitais pode acontecer até neste fim de semana pela tendência apresentada”, pontua.

O secretário de Saúde de Balneário Rincão, Rogério Cardoso, já vinha com esta preocupação desde a última semana, quando o litoral foi tomado por veranistas. Segundo ele, até o movimento no centro de triagem foi mais intenso. Balneário Rincão chegou a estar zerado nos casos ativos, mas o último boletim apontava quatro pessoas em tratamento.

Testagem

O secretário Acélio Casagrande informou que a Prefeitura de Criciúma pretende fazer a testagem em todas as pessoas acima de 50 anos que moram no município a partir de hoje, seguindo com os testes até no sábado. O objetivo é realizar uma pesquisa sobre a imunidade à Covid-19.

De acordo com o secretário, a pesquisa visa mostrar dados mais completos sobre quem já teve contato com o vírus e possui anticorpos IGG, o que deve facilitar o trabalho epidemiológico. A pesquisa será feita hoje e amanhã, dias 5 e 6, das 17 às 20 horas, e no sábado, dia 7, das 8 às 17 horas.