Jessé, as máscaras e o MP

Deputado Jessé Lopes falou na manhã de ontem, durante entrevista à Massa FM, sobre sua postagem sobre o uso de máscaras e a provável investigação que sofrerá do Ministério Público. “O Ministério Público geralmente age através de denúncias. Imagino quanto xarope deve ter entrado em contato com o MP para me denunciar. Eu disse “Se puder”, não use máscara. Não mandei ninguém desrespeitar o decreto. Disse para não usar se for possível. A minha manifestação também foi em defesa da parcela importante da população que não suporta mais estas medidas restritivas”. O deputado também ressaltou que aguarda por uma posição diferente da governadora Daniela Reinehr. “Por enquanto é um Moisés de peruca”.

Enquanto isso

Em toda Santa Catarina brotaram neste fim de semana flagrantes de desrespeito às regras estabelecidas nos decretos municipais e estadual. No Rincão foram inúmeras ocorrências, tantas que fica complicado para a polícia atender a todas. Além das aglomerações, o Balneário registrou outro velho problema: os carros seguem circulando pela faixa de areia. Nos dois casos, apesar de problemas distintos, são filhos de uma mesma mãe. É a velha falta de educação, que lamentavelmente impera em todos os cantos. Atitude que brota de todas as camadas sociais, na maioria das vezes praticada por aqueles que enchem o peito para criticar o país, que adoram falar que lá fora sim é que é civilizado, mas que não tem a capacidade de respeitar nem as normas do condomínio.

Questão ideológica

Há algum tempo tem se falado que a guerra contra a pandemia foi politizada. Não é verdade. Ela foi sim transformada em questão ideológica. Os que são apoiadores do presidente Bolsonaro acham que o vírus não é de nada. Os que são contra, acham que ele vai dizimar o planeta. Nem lá, nem cá. Definitivamente esse não é assunto para ser tratado com o fígado. Também defendo a retomada das atividades e que se busque levar a vida o mais perto do normal possível, mas também não dá para liberar geral sob pena de se perder todo o avanço conquistado até o momento.

Adesão baixa

Segue baixa a adesão ao ensino presencial nas escolas municipais de Criciúma. A informação é da Secretária de Educação. Em entrevista à Massa FM, Cristiane Uliana Fretta lembrou que o retorno dos estudantes é opcional e que muitos pais seguem preferindo o ensino a distância. Mesmo com adesão baixa as aulas estão servindo de teste para o ano letivo do ano que vem que também deve ser iniciado com restrições.

Aprovado

Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou ontem o projeto do vereador Ademir Honorato que impede vereador de assumir cargo no primeiro escalão do executivo municipal. O projeto foi aprovado por unanimidade. Agora, a partir da próxima legislatura, o vereador só poderá ocupar cargo no governo se renunciar ao mandato. “Agradeço a todos os vereadores pelo crescimento, pelo entendimento, pela grandiosidade do projeto. Esse projeto é muito importante, e que sirvamos de exemplo para o Estado e país”, disse Honorato.

Carreata e movimento Pet

Fim de semana de campanha em Içara teve carreata. Coligação de Arnaldinho Lodetti Movimentou mais de 650 carros em uma carreata pelas ruas da cidade. Enquanto isso a campanha de Michels mobilizou ato no centro em defesa dos animais.

Debate

Ontem foi dia de debate na Rádio Eldorado. Mais uma vez apenas com Arnaldinho e Michels. Candidato do PSD aproveitou para cutucar a progressista Dalvânia Cardoso. “Eleição é uma entrevista de emprego e ela faltou mais uma vez”.

Ação

Responsável pelas pesquisas divulgadas recentemente o IPC foi alvo de uma ação da coligação encabeçada pelo MDB. Empresa foi questionada sobre a metodologia utilizada e recebeu da Justiça a determinação para detalhar os dados a coligação. Conversei ontem com o Renato Rampinelli. Disse que os dados ficam armazenados e podem ser acessados sem problema. Mas as informações dos tabletes dos pesquisadores não estão mais disponíveis. Elas são baixadas e os equipamentos formatados para uma nova coleta de dados. Pela ação fica claro que a Coligação não concorda com os números apresentados.

Ederson do PSTU

O candidato do PSTU, Ederson da Silva, o Professor Ederson, conseguiu reverter a decisão no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e manteve o registro da candidatura. Ele havia sido impugnado em primeira instância por falta da entrega de documentos exigidos na 10ª Zona Eleitoral de Criciúma. Ederson não havia anexado certidões da Justiça Federal de 1º e 2º grau, o que é requisito legal para o registro de candidatura, indeferindo assim o pedido. A solicitação da defesa do candidato foi atendida pelo relator do TRE-SC, Luis Francisco Delpizzo Miranda. “Superada essa questão e presentes os demais requisitos legais, impõe-se, por conseguinte, o deferimento do pedido de registro em comento. Ante o exposto, conheço do recurso e a ele dou provimento para deferir o registro de candidatura de Ederson da Silva, com o número 16 e opção de nome de urna Professor Ederson, ao cargo de prefeito do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) do Município de Criciúma”, disse Miranda.