Na campanha

Murialdo Gastaldon está na campanha. Fez sua declaração agora no programa de rádio. Ele reforçou a fidelidade partidária e lembrou que Arnaldo foi definido como candidato a prefeito de forma democrática dentro do MDB. “Sempre cumpri as missões partidárias e respeito às regras do partido. Eu voto Arnaldo e Darolt. Eu sou 15”, disse Murialdo, que resgatou as raízes emedebistas desde os tempos de juventude. Entre as referências, o prefeito citou Walmor de Luca, Jorge Feliciano e Ramos Rousenq.

Reação

Prefeito também reagiu a manifestação de secretários em apoiar Alex Michels. “Eles tem liberdade, mas não tem como o prefeito ter uma posição política e os secretários terem outra. Podem fazer isso, mas fora do governo. Eles foram leais neste sentido, deixaram o governo e vamos tocar a gestão até o final do mandato apenas com os funcionários técnicos das secretarias”.

Encontro

Ontem também foi dia de encontro de lideranças do MDB em Içara. Lideranças regionais e estaduais do partido vieram reforçar o apoio ao candidato Arnaldinho. Ordem é para a militância colocar o bloco na rua e reforçar a presença física pela cidade nesta reta final.

Está morto

Ministro Paulo Guedes voltou a falar em novo imposto. Declaração foi durante uma conferência ontem. Mas minutos depois o próprio Guedes afirmou que o imposto digital não deve sair do papel. “Para mim está morto”, argumentou. O tal imposto é apontado pelo ministro como alternativa para manter a desoneração da folha de pagamento. Sem a manutenção da desoneração muitos empregos podem se perder. Pelo menos é o que alega a indústria.

Eleição paralela

É claro que, oficialmente ninguém confirma, mas em Criciúma corre uma eleição paralela. Nela a disputa é para ver quem fica na segunda posição. Os próprios adversários de Clésio Salvaro e seus assessores sabem que é muito difícil, quase impossível derrotá-lo. Por isso, a ordem é chegar bem nessa e plantar uma semente para tentar a sorte nas próximas disputas.

A crise

A segunda onda de Covid-19 na Europa e o fechamento de países como Alemanha e França mexeu fortemente na economia mais uma vez. Prova disso é o dólar, que na quinta-feira foi sendo vendido a quase seis reais.

Vacina

E para você que está apostando na vacina. Sinto informar que os cenários mais otimistas mostram que ela só será liberada mesmo lá pelo segundo trimestre do ano que vem. A eficácia, por ora, ainda não é 100% comprovada e definitivamente temos que aprender a conviver com a doença.

Amparo Cermoful

Cermoful definiu as regras para o Programa Amparo Cermoful. Um projeto do conselho de administração que possibilita à família do associado que falecer requerer a contribuição de R$ 3 mil para as despesas funerais. “Claro que ninguém gostaria de receber este auxílio, mas é comum as pessoas baterem à nossa porta pedindo socorro neste muito difícil em sua família”, explica o presidente Ricardo Bitencourt.

Retirando

Justiça determinou a retirada do ar de postagens feitas na internet contra o candidato do PSD ao governo de Forquilhinha. As postagens atacam José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, de forma caluniosa e maldosa. Circulam no Facebook e WhatsApp conteúdos destinados a denegrir a imagem do postulante, atribuindo a ele a prática de condutas criminosas. Foram identificados três responsáveis pela postagem. Eles precisam retirar o material do ar sob pena de multa de 5 mil reais por cada mensagem compartilhada. Muita gente pode até interpretar a decisão da justiça como um ataque a liberdade de expressão, mas não é. Ter liberdade é uma coisa, ofender e caluniar é outra bem diferente. A internet tem virado terra de ninguém e é sim preciso colocar um freio nos destemperados.

Apoio

Se você tem um tablet ou um computador em casa, que está meia boca ou nem funciona, o Bairro da Juventude quer esse equipamento. O objetivo é recuperar estes eletrônicos e doar para famílias carentes que não tem a tecnologia à disposição, mas que precisam dela par continuar estudando a distância nesse cenário de pandemia.

Prorrogada

Campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite são prorrogadas devido à baixa vacinação em Santa Catarina. Serão mais duas semanas de oportunidades para os pais que ainda não levaram os filhos para receber as doses. 

Fechando

Municípios cobram maior fiscalização do Estado durante o feriado prolongado para evitar aglomerações. Atualização do mapa de risco mostra que dobrou, em uma semana, o número de regiões catarinenses no nível grave para enfrentamento à pandemia. Imbituba, por exemplo, vai fechar as praias.