“A oposição não conhece a cidade”, afrma Salvaro

Candidato à reeleição, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, esteve ontem no estúdio da Massa FM. Falou das ações do seu governo e das propostas para uma nova gestão, em caso de vitória no dia 15. Um parque na Santa Luzia, transferência da rodoviária do centro para a Primeira Linha estão entre os projetos. “E no lugar da atual rodoviária pode surgir uma obra para a educação ou até mesmo o mercado público para a cidade. Isso ainda temos que definir”. Salvaro também falou da terceirização de algumas funções no serviço público. “Não pretendo fazer concurso público, pelo menos enquanto não houver uma reforma administrativa em Brasília. Além disso também vamos terceirizar o que for possível. É mais eficiente e mais barato para o contribuinte”. Salvaro também comentou as acusações feitas pelos adversários e sentenciou. “Eles não conhecem a cidade. Falam que não gerei empregos, é mentira. Falam de 15 mil aguardando atendimento na saúde e é mentira. Falam que eu fiquei rico como prefeito. Ora se eu quisesse ganhar dinheiro ia cuidar das empresas da família. Ficam usando denúncias vazias do Ministério Público, mas eu dou de ombros. Quanto mais me atacam, mais a rejeição deles cresce e o número de votos diminui”.

Moisés e a PF

O Departamento da Polícia Federal em Brasília determinou o arquivamento do inquérito instaurado para apurar o suposto envolvimento do governador afastado Carlos Moisés na compra dos 200 respiradores junto a Veigamed. A decisão foi tomada depois que os investigadores não encontraram nenhum indício que pudesse envolver o governador em qualquer irregularidade. A grosso modo, avaliação é de que a decisão da PF deve aliviar a pressão sobre Moisés e, talvez, antecipar seu retorno as atividades.

Ouvindo

CDL de Criciúma começou a apresentar aos candidatos as reivindicações do varejo. Na pauta, as principais bandeiras do varejo para os próximos quatro anos. “O varejo possui uma importância muito grande para a economia da cidade, como parte importante da condição de polo regional, gerando emprego e renda. Nossas atividades possuem algumas situações próprias que merecem atenção. Enquanto entidade também procuramos ser sempre ativos na construção de uma cidade melhor”, ressalta a presidente da CDL, Andréa Gazola Salvalaggio. A exemplo do que já fez a Acic e do que está fazendo a CDL, a OAB também terá encontro com os candidatos.

O bandeiraço

Apoiadores da candidatura de Arnaldinho Lodetti e Valdelir Da Rolt fizeram bandeiraço ontem no centro de Içara. “Foi um evento importante, positivo, que mostrou a força da nossa campanha. Nós vamos ganhar essa eleição”, avaliou Arnaldo. A movimentação também foi uma resposta à pesquisa divulgada no dia anterior. Teve o claro objetivo de mostrar força, de mobilizar a militância.

Os secretários

Ontem pela manhã, a assessoria de campanha de Michels divulgou nomes de integrantes do primeiro escalão que anunciaram apoio para Michels. Aparecem na lista nomes como secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, o diretor do Samae, Ederaldo Inácio, o secretário de planejamento, Luciano Cardoso, a diretora de gestão e recursos, Ana Paula Lima, o ex-procurador Walterney Réus, o presidente da Fundação de Esportes, Everaldo Pereira, e o diretor de trânsito, Washington Pereira. Até aí nenhuma novidade. Na cidade todos já conheciam a posição destes secretários. Mas a ação do PSD também foi uma resposta ao bandeiraço do MDB. Outro foco, foi criar um movimento pelo voto útil, para tentar consolidar Michels como via alternativa do pleito.

A reação

A divulgação da informação e da foto gerou reação imediata no MDB. Nas mídias sociais e nos grupos do partido a troca de mensagens, em especial as em áudio, foi intensa. Aos poucos, nomes mais experimentados do partido trataram de acalmar os ânimos com duas teses. A primeira de que a ação vai ter efeito inverso e instigar ainda mais a militância de MDB, PSDB e demais aliados. A segunda é de que a presença dos secretários agrega pouco. “Eles não tem voto”, disparou um militante. Seja como for a semana tanto o bandeiraço quanto o anúncio de Michels serviram para colocar fogo de vez por todas no processo.