Daniela no comando

Daniela Reinehr já está governadora interina de Santa Catarina. Carlos Moisés deixou o comando do Estado à meia-noite de segunda-feira. Tão logo tomou posse, Daniela se comprometeu a não cometer os erros de Carlos Moisés. Um deles, talvez o maior, foi imaginar que poderia governar sem o parlamento. Daniela já demonstrou nos últimos dias que pretende se aproximar da Alesc. Primeira mulher a ocupar o cargo, ela também assegurou que pretende implementar um governo com sua cara e que será marcado pela transparência e austeridade. Que assim seja. Aliás, austeridade e transparência nem podem ser considerados qualidades e sim obrigações. A verdade é que desde a decisão do Tribunal de Julgamento, muito se comenta sobre o que esperar deste novo governo. Me parece que, para a população, o mais importante é fazer com que Santa Catarina recobre sua credibilidade e volte a ser manchete nacional não pelos escândalos, pelas derrapadas, mas pelo Estado de excelência que sempre foi.

Sem volta

Os ex-vice-governadores Eduardo Moreira e Leonel Pavan não acreditam na volta de Carlos Moisés ao mandato. Avaliação é de que se o governador escapar deste primeiro processo, dificilmente escapará da ação que trata dos respiradores.

Nomes definidos

Assembleia Legislativa definiu ontem os nomes que vão representar o parlamento no Tribunal de Julgamento do segundo impeachment. Foram escolhidos através do voto os deputados Laércio Schuster (PSB), Valdir Cobalchini (MDB), Fabiano da Luz (PT), Marcos Vieira (PSDB) e José Milton Scheffer (PP).

Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado pelo IBGE, foi de 0,94% em outubro, maior resultado para o mês desde 1995. No ano, a prévia da inflação acumulou alta de 2,31% e em 12 meses atingiu 3,52%.

Cautela

Presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir cautela sobre a vacina para a Covid-19. Ele também questionou a judicialização do tema que quer a vacina obrigatória para toda a população. Enquanto isso, especialistas garantem que dificilmente a vacina será liberada ainda este ano. 

CDL e as eleições

Diretoria da CDL de Criciúma tem reunião com os candidatos ao governo do município. Encontros serão realizados hoje e também na quinta-feira. A CDL já participou dos encontros na Acic, mas agora faz a entrega das demandas exclusivas do varejo da cidade. Prefeituráveis vão conhecer de perto as pautas que a CDL entende como fundamentais para o desenvolvimento do setor nos próximos quatro anos.

Em destaque

Mais uma vez a Unesc é destaque nacional. Edição do jornal Estado de São Paulo destaca a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição. A avaliação do Estadão classifica os cursos de uma a cinco estrelas. Nessa análise 80% dos cursos da instituição foram classificados como quatro estrelas. “Algo muito significativo e que comprova a excelência de todos os projetos desenvolvidos nos cursos de graduação”, destaca o professor Marcelo Feldhaus.

Saúde 1

Equipe da Secretaria de Saúde de Criciúma vai passar a quarta-feira na Praça Nereu Ramos. Com apoio de um furgão, a equipe de vacinação vai em busca das crianças que ainda não foram imunizadas na campanha contra a pólio e na campanha de multivacinação. Definitivamente só não vacina os filhos quem não quiser.

Saúde 2

Proximidade do Dia de Finados preocupa profissionais da saúde em todo o país. Cemitérios devem registrar aglomerações. Outro fator que preocupa é que esse é um dia para reencontro em muitas famílias. Abraços que podem resultar em problemas lá na frente.

Carvão em pauta

O carvão foi tema de encontro virtual na noite de segunda-feira na Acic. Na pauta do debate o futuro do setor segue sendo fundamental para a economia da região. Uma das grandes preocupações do setor é com o Parque Termelétrico Jorge Lacerda. Fernando Zancan, já faz algum tempo, vem alertando para a necessidade de modernização do parque atual, que está com a vida útil perto do fim. Claro que todo mundo fala da necessidade de energia limpa etc, mas é preciso também de uma energia barata e segura e é ai que o carvão entra.