Fim de semana movimentado

No cenário eleitoral do Sul do Estado, em especial na Amrec, o fim de semana foi marcado por muita movimentação dos candidatos. Tivermos caminhadas, bandeiraços e carreatas em Morro da Fumaça, Içara, Criciúma, Forquilhinha e Nova Veneza. Só faltou um detalhe, combinar com o eleitor. O que se viu na rua, o que foi divulgado nas redes, foi a presença da militância. Essa vota ao natural no candidato. “A eleição está muito complicada, não tem clima eleitoral, está tudo muito parado. Um pleito estranho, bem difícil fazer campanha”, admite o deputado Rodrigo Minotto, que disputa a condição de prefeito em Criciúma. Minotto, aliás, cumpriu agenda esta manhã na Massa FM e falou de suas propostas para Criciúma. “Primeiro é fazer um governo voltado para as pessoas, que ouça as comunidades e que investe em educação, saúde e na geração de emprego”.

Pesquisa

Som Maior divulgou ontem mais uma pesquisa para a corrida eleitoral em Içara. Mostra uma estabilização da corrida eleitoral no município. Dalvânia (PP) estacionou na liderança com PSD de Alex Michels em segundo e Arnaldinho do MDB em terceiro. Nomes ligados à cúpula do MDB garantem que seus números internos são diferentes. Independente disso, fica claro que o processo está ainda aberto e que a separação de MDB e PSD não foi boa para nenhuma das siglas. Se estivessem juntos, estariam em primeiro. Resta saber agora quem irá convencer quem a migrar o voto neste momento. A pesquisa ouviu 500 eleitores entre sábado e domingo, tem margem de erro de 4,3% e está registrada sob o número 09894/2020.

Os números

Na estimulada, e ficarei apenas nela, o IPC mostra Dalvânia Cardoso (PP) com 40,6%. Alex Michels aparece em segundo e tem 28,8% e Arnaldinho Lodetti aparece com 23,2%.

Em Cocal

Uma das propostas do candidato do MDB em Cocal do Sul tem chamado a atenção. Fernando de Fáveri quer criar uma legislação específica, com regras para a vinda de novos moradores para Cocal do Sul. “Quem for alugar um imóvel vai ter que investigar a vida pregressa do cidadão. Se ele já tiver tido problemas com a justiça vamos vetar a vida dele para a nossa cidade”, avisa. Fáveri também quer investir em tecnologia para garantir segurança para os moradores do município. “Instalando equipamentos que façam a leitura facial e a leitura das placas para assegurar que tenhamos uma queda no número de ocorrências”.

Escolhidos

Foram sorteados ontem os cinco desembargadores que vão participar da votação do segundo processo de impeachment do governador Carlos Moisés. Foram sorteados Luiz Zanelato, Sônia Maria Schmitz, Rosane Portella Wolff, Luiz Antônio Fornerolli e Roberto Lucas Pacheco. 80 dos 90 desembargadores do Estado participaram do processo de sorteio.

Mais barata

A Petrobras anunciou a redução no preço dos combustíveis nas refinarias à partir desta terça-feira. O Diesel vai ter uma queda de 4%. Já a gasolina vai ser vendida 5% mais barato. No caso da gasolina, essa é a segunda redução registrada neste mês de outubro.

Polêmica

Troca de mensagens do deputado Kennedy Nunes, flagrada e divulgada por emissora de TV rendeu e segue rendendo. Alesc repudiou a divulgação. Tribunal de Justiça questionou a divulgação e repudiou as mensagens trocadas pelo parlamentar. Durante a sessão do Tribunal de Julgamento, Kennedy ficou no whatss e trocou mensagens com apoiadores, criticando a postura do judiciário catarinense. 

Daniela

O que esperar da vice governadora. Essa é a grande dúvida de todos. Daniela toma posse nesta terça-feira com a missão de conduzir o Estado por até seis meses ou até 2022. O prazo depende dos desdobramentos. Advogada, ex-policial, formada em direito e com quase nada de experiência, ela tem que provar muito e trabalhar ainda mais para que Santa Catarina, um estado modelo para o Brasil, não pague o preço.

Perda

Morreu em Morro da Fumaça o ex-prefeito Octávio Naspolini. Carinhosamente chamado de “Coco”, ele sucedeu Augusto Cancelier na virada dos anos 80 para os anos 90 em Morro da Fumaça. Foi um bom prefeito, e deixou seu legado. Foi também empreendedor, responsável pela Moliza Revestimentos cerâmicos, que também deixou sua marca na cidade e na região. Seu Octávio lutava contra um câncer e acabou morrendo ontem aos 89 anos.