Governo Moisés acabou

O Governo de Carlos Moisés está encerrado. Talvez tenha terminado antes mesmo de começar. Não se trata de antever qualquer resultado do processo de impeachment. A verdade é que mesmo que escape ileso das duas ações que ele enfrenta na Assembleia Legislativa, a sessão de ontem deixou claro que o chefe do executivo não tem mais respaldo algum para governar. Ele recebeu míseros dois votos a seu favor. O placar de ontem é uma evidência clara da falta de habilidade política do bombeiro e de seus assessores que autoproclamam o governo como o mais eficaz das últimas décadas. Ninguém governa sozinho. Moisés demorou a entender isso e agora pagará o preço por sua própria soberba.

Com cuidado

Secretária de Educação de Criciúma falou nesta manhã na Massa FM sobre a retomada das atividades presenciais em Criciúma. Lembrou que as ações neste primeiro momento tem como foco os estudantes que enfrentam dificuldades no modelo online. “Essa identificação de quem está com problema será feita pela própria unidade escolar. Quem tiver necessidade será chamado e de maneira individualizada, com todos os cuidados, vai receber a orientação e o suporte do professor. Os demais seguem nas plataformas. Vamos encerrar o ano letivo dentro do previsto, no dia 14 de dezembro”, reforça Cristiane Uliana Fretta.

Agora vai

Conversei ontem na Massa FM com o vereador Ademir Honorato. Ele não escondeu a satisfação com a aprovação em primeiro turno do projeto que veda vereador em cargo do executivo. Acredita que desta vez o projeto também passa no segundo turno e com isso se torne lei para a próxima legislatura. “Vamos fazer história. Isso mostra um grande amadurecimento da política de Criciúma”.

Online

Unesc abriu nesta quarta-feira sua tradicional Feira das Profissões. O evento que ajuda jovens a escolher seu futuro profissional também acabou impactado pela pandemia. Em 2020, feira em modo online, mas sem perder a interatividade com os veteranos, professores e com toda a estrutura da Unesc.

Desnecessário

Complicado comentar à distância sem conhecer de perto o sapato que aperta o pé de cada um. De todo modo desnecessário o esforço para tornar caricata a cena registrada ontem em Içara, quando um morador do bairro Poço Oito ameaçou o vereador e candidato Valdelir Da Rolt, que é vice na Chapa de Arnaldinho Lodetti Jr. Ninguém é obrigado a gostar do outro, ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas todo tipo de violência precisa e deve ser repelido.

A revolta da vacina

Diferente do motim popular do Rio de Janeiro do início dos anos 1900, a revolta deste momento brota no próprio Governo Federal. Menos de 12 horas após o anúncio do ministro Eduardo Pazzuelo, de que compraria 46 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac, o presidente desautorizou tudo. O Ministério da Saúde resolveu fazer uma nota para amenizar, disse que houve erro de interpretação. O presidente, apelando para o viés ideológico, garantiu que ninguém tem interesse da vacina da China. É mais um capítulo da Guerra Comercial entre Estados Unidos e China e na qual o Brasil já deixou claro seu lado.

Nos bastidores

Em contagem regressiva para as eleições, os candidatos reforçam as pesquisas de consumo interno para redefinir as estratégias e tentar reverter os cenários nestes últimos dias de campanha. São pesquisas que vão balizando ações bairro a bairro e que sem feitas e bem analisadas podem ajudar a mudar o resultado do pleito.