Candidato tem intensificado campanha nos últimos dias realizando caminhadas nos bairros de Criciúma

Criciúma

O PT de Criciúma sempre foi uma das forças políticas do município e já chegou a vencer duas eleições para prefeito, com Décio Góes, sendo que em uma delas acabou tendo o mandato cassado pela justiça. Agora o partido busca reassumir o comando da cidade com o advogado Francisco Balthazar escolhido para ser o candidato a prefeito do PT. Ele tem como candidato ao cargo de vice Júlio César Bittencourt. Chico, como é conhecido no meio político, avalia a chance de vitória em cima da não convicção do eleitor em escolher o atual prefeito. “O voto dele é sensível, os eleitores não têm convicção, então até o dia 15 de novembro, vamos mostrar nossas propostas e trazer estes eleitores para o nosso lado”, destacou o candidato.

Para o advogado, ser candidato a prefeito é um dos grandes desafios de sua vida. No momento em que estava sendo abordado pela reportagem do Jornal Gazeta, Chico estava se preparando junto com os candidatos à Câmara de Vereadores para realizar uma caminhada pelo bairro Santa Augusta. “Estamos trabalhando para ganhar”, pontuou. Segundo ele, o desafio aumenta neste período de pandemia, pelo esforço de chegar até o eleitor. “Com relação aos anos anteriores, mudou tudo que fazíamos antigamente. Agora a única forma de chegar nos moradores é através de caminhada, pois não conseguimos fazer mais comícios e nem reuniões políticas, a não ser de forma virtual”, explica o candidato.

Ele relatou que até mesmo a pé as dificuldades são grandes, pois muitos moradores em Criciúma ainda estão reclusos devido a pandemia e apenas atendem da janela ou da porta, pedindo para deixar o material na caixa do correio. “Conseguimos fazer reuniões apenas de forma virtual e nas ruas estamos seguindo os protocolos levando álcool em gel ou então álcool líquido de 70%. Pois até para cumprimentar as pessoas temos que dar um banho de álcool nas mãos”, fala.

Dificuldades

Francisco Balthazar aponta algumas dificuldades com relação a fazer a estrela do PT brilhar em Criciúma. Para ele, os momentos mais difíceis foram em 2016 e depois em 2018, quando encontrava algum bolsonarista perdido, mas que esta realidade, neste ano, está um pouco melhor, tendo mais tranquilidade para ganhar as ruas e fazer a campanha. O candidato relata que as lideranças petistas do início dos anos 2000 continuam na ativa e reforçam a campanha.

Ele explica que o ex-prefeito Décio Góes tem estado na campanha e recentemente gravou um vídeo que será exibido no programa eleitoral gratuito de televisão e nas mídias sociais do partido. Também fala que o ex-deputado José Paulo Serafim, que está com problemas de saúde, não está nas ruas, mas que tem feito vídeos para os candidatos e vereadores do partido. Desta forma, ele pretende recuperar o terreno perdido pelos petistas após os acontecimentos nacionais, que repercutiram em todo o país. “O que a gente vai recuperar estará nas urnas no dia 15 de novembro”, projeta.

Plano de governo

O candidato petista coloca que já tem o plano de governo pronto, priorizando as áreas que considera mais carente para a população. Uma das áreas que traz bastante preocupação é a da saúde. Chico antecipa, que se for eleito, já nos primeiros dias de administração fará um grande mutirão de exames e de consultas para zerar as filas de espera, e depois procurar não deixar mais estas filas chegarem a níveis atuais, com pessoas esperando por atendimento até por mais de dois anos. “Vamos fazer o mutirão e depois um trabalhando de manutenção”, garante. Ele também tem projeto da construção de uma policlínica central, projeto que o ex-prefeito Décio Góes executaria se não estivesse sido cassado.

Também quer que a atenção básica seja de excelência para o atendimento em todos os bairros de Criciúma, para voltar a ter cobertura de 100% no território criciumense. Segundo ele, esta cobertura está na faixa de 80%, com as unidades de saúde dos bairros encontrando dificuldades com a falta de médicos em diversas comunidades. “Queremos que a nossa população seja atendida de forma digna”, coloca o candidato.

Educação

Chico Balthazar aponta que a rede municipal de Criciúma é bem montada, mas que o atual prefeito administra de costas para as salas de aula, pois não costuma ouvir os diretores e nem os professores. Um dos problemas apontado está nas estruturas das escolas, com a atual administração comprando ares condicionados para todas as escolas, mas não tendo a preocupação de melhorar a rede elétrica. “Praticamente nenhum ar condicionado está funcionando pela rede de energia de aguentar a carga”, relata.

O candidato também tem projeto de fazer da Secretaria de Educação, um Centro de Irradiação de Educação, Cultura e Esporte, fazendo com que os estudantes estejam envolvidos nos processos culturais da cidade e que através das escolas, o esporte volte a ser praticado em todos os bairros. “Queremos uma educação de excelência em Criciúma, tentando evitar que os diretores e professores estejam insatisfeitos”.

Infraestrutura

O candidato petista aponta que a mobilidade urbana de Criciúma está um caos, com diversos gargalos e com um trânsito muito intenso e caótico. Ele relata que um dos primeiros passos e contratar uma equipe de engenharia especializada para fazer um estudo e apontar as soluções para melhorar os deslocamentos dos moradores de uma região para outra da cidade, apontado que a Avenida Centenário precisa de alternativas para diminuir as filas. Segundo ele, outra solução a ser buscada é para o engarrafamento nas proximidades das universidades, abrindo mais alternativas de escape para os motoristas.

Uma das soluções que pretende trazer para a avenida Centenário é a contratação de uma central semafórica digital, para que faça uma onda verde na cidade, principalmente na avenida, onde os veículos não precisarão parar em quase todas as sinaleiras como acontece atualmente. “Vamos contratar os engenheiros e atacar os gargalos”, pontua.

Gestão

Sobre a forma de administrar a cidade, Chico quer projetos inovadores, como a criação de uma corregedoria municipal, que acompanhará todos os processos de licitação e depois a realização das obras, para que não haja desperdícios dos recursos públicos. Também pretende implantar um aplicativo, onde a população poderá acompanhar os investimentos que estão sendo feitos na cidade. “Vamos ter uma administração focada na transparência”. Ele também tem projeto de diminuir o número de servidores comissionados realizando concurso público para novas contratações em áreas estratégicas. Uma das propostas é a retirada dos Centros de Educação Infantil da Afasc, passando para a Secretaria de Educação. Não queremos fazer da Afasc um cabide de emprego”, conclui.