Secretaria da Saúde e entidades debateram a situação dos profissionais do setor de eventos

Da Redação

O segmento de eventos fez a reivindicação para que o Estado libera a retomada de funcionamento do setor já nas região classificadas na cor laranja pela Matriz de Avaliação de Risco Regional para a Covid-19. A retomada se daria através de uma flexibilização na portaria nº 710.

A proposta foi feita pessoalmente para a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde, que recebeu na segunda-feira (19) representantes de casas noturnas, buffets e demais áreas dos eventos privados de Santa Catarina.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Bittencourt, disse aos representantes de que todas as regras sanitárias definidas por portaria envolveram debate de área técnica e instituições representadas no Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes). “A preocupação do Estado é com a demanda dos leitos na Saúde Pública”, lembrou Raquel.

“Somos sensíveis a observar cada situação e analisar de que forma técnica podemos agir. A atividade dos eventos privados é a demanda mais complexa. As pessoas vão para ter contato, para ficarem próximas. E há exemplos em países como a Itália que mostram que tiveram que retroceder na flexibilização, depois da percepção do contágio entre os mais jovens”, reforçou Raquel.

A reunião durou cerca de duas horas e contou com a presença de representantes do setor, de instituições como o Ministério Público, e da deputada estadual Paulinha. Ainda não há prazo para definição sobre uma possível liberação.