Secretário de Saúde pede alerta apesar dos casos diminuírem

37

Acélio Casagrande diz que fiscalização no município continua ocorrendo e pede uso de máscara e álcool em gel

Criciúma

Pelos números dos boletins da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, os casos ativos do novo coronavírus continuam diminuindo e até ontem (19) a cidade possuía 139 pessoas com Covid-19, ou seja, pacientes que foram infectadas pelo novo coronavírus e que ainda estão em tratamento de recuperação. Em entrevista ontem ao repórter Thiago Hockmüller, no portal Engeplus, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, demonstrou preocupação com os números por acreditar que a população pode relaxar nos cuidados.

“Vejo os números sempre com muita cautela e cuidado. Tivemos feriados com aglomerações e também tivemos um certo relaxamento geral. Temos que ficar atentos nos próximos dias, e por isso, estamos fazendo avaliações diárias”, explicou Casagrande ao portal. Desde o início da pandemia, Criciúma soma 7.231 positivados, 6.981 recuperados e 111 mortes. A cidade tem ainda 169 suspeitos de estarem com o vírus.

Até ontem, três criciumenses estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém o secretário relata que os números podem mudar. “Os números diminuíram, mas podem aumentar a qualquer momento, pois o risco de contaminação é muito grande. É uma doença de fácil transmissão e por isso continuamos em alerta”, comentou.

Fiscalização

Casagrande ressaltou que a fiscalização no município continua acontecendo. “Estamos fiscalizando, sim. Entretanto é da consciência de cada um utilizar máscara e álcool em gel. Não temos mais como pedir para as pessoas ficarem em casa, pois todos precisam trabalhar e se movimentar, mas pedimos que respeitem as regras sanitárias”, finalizou.

Mais recuperados do que novos casos

Em Santa Catarina, conforme os últimos boletins também, voltou-se a registrar mais recuperações do que novos casos de Covid-19. No boletim epidemiológico divulgado ontem (19), foram 1.318 pacientes recuperados e 1.065 novos casos confirmados nas últimas 24 horas.

O estado chegou a 236.224 casos já registrados, dos quais 7.968 seguem ativos. Foram registrados também mais nove óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas, fazendo com que o estado chegasse a marca de 2.976 mortes já registradas.

As mulheres ainda representam a maior quantidade de casos de Covid-19 em SC: 51,3%. Os homens, no entanto, representam a grande maioria dos óbitos pela doença no estado: 60,2%, ao todo.