Cartilha é lançada com pedidos do setor econômico de Içara

49

Documento representa um raio-X das demandas do setor econômico e produtivo aos candidatos

Içara

No dia 15 de novembro, os içarenses escolherão novos representantes que terão como desafio avançar na geração de emprego, renda e também na qualidade de vida de cada cidadão. Mas, o que Içara precisa então para crescer e se desenvolver de forma sustentável, equilibrada e gerar novas oportunidades? A resposta está presente na cartilha Voz Única 2020. O trabalho compilado pode ser acessado em http://bit.ly/CartilhaVozÚnica2020.

O documento elaborado pela Associação Empresarial de Içara em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Via Gastronômica compõe um raio-X das demandas do setor econômico e produtivo de Içara. Há propostas em dez eixos prioritários, além de sugestões recebidas por meio de um formulário online diretamente dos empreendedores que fomentam o desenvolvimento da cidade nos variados segmentos econômicos de Içara.

Além de sugestões, cada empreendedor também pôde apontar três prioridades. A educação (54,10%) ficou em primeiro lugar; seguida de Infraestrutura e Mobilidade (43,20%); Saúde (40,50%); Competitividade e/ou Vocação Econômica (32,40%); Inovação (32,40%); Política e Gestão Pública (29,70%); Cultura, Esporte e Lazer (27%); Turismo (10,80%); Agronegócio (8,10%); Gestão Ambiental e Sanitária (4,10%); e Segurança Pública (2,70%).

Integração para o desenvolvimento

A campanha das entidades de Içara é pelo fortalecimento local com planejamento, integração e principalmente ações que possibilitem o crescimento ordenado. O projeto Voz Única tem como símbolo um elefante devido a alusão de memória gigante do animal. É também uma oportunidade para demonstrar que as entidades não esquecerão dos compromissos assumidos pelos candidatos. Esta será a terceira aplicação em Içara do programa idealizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e a segunda vez em uma eleição municipal.

Candidatos serão recebidos na próxima semana

O lançamento da cartilha ocorreu ontem, exatamente uma semana antes do encontro que as entidades terão com os candidatos. Já no próximo dia 26, Alex Michels (PSD), Arnaldo Lodetti Júnior (MDB) e Dalvânia Cardoso (PP) terão a oportunidade de apresentar – sequencialmente às 19h, 19h45 e 20h30 – os projetos que tem alinhados ao Voz Única. A ordem de participação foi definida nesta manhã em reunião com representantes das três coligações majoritárias da cidade.

Em consequência das restrições vigentes pela calamidade pública de saúde com a pandemia de Covid-19, o evento será restrito aos candidatos e vices com acompanhamento de até outras duas pessoas, além dos representantes das entidades participantes e a equipe de apoio para a condução do encontro. Serão 30 minutos para explanação e considerações de cada candidato com a transmissão ao vivo pela Internet.

Prioridades do setor econômico de Içara (por ordem alfabética dos eixos)

Agricultura: fortalecimento de políticas públicas de apoio à produção, à comercialização e ao aumento de recursos para agricultura familiar, motivando a manutenção de pequenos produtores nas suas propriedades de origem, a fim de prosperarem no campo e impedir, cada vez, mais o êxodo rural, principalmente da juventude;
 
Educação: alinhamento com o planejamento socioeconômico da cidade, com ensino técnico, disciplinas de empreendedorismo e inovação na educação básica e articulação com o setor empresarial para levantamento das demandas e necessidades;
Empreendedorismo: incentivar, planejar e organizar a cadeia produtiva e profissionais em um ecossistema integrado de inovação em hélice tripla (Governo, Setor Empresarial e
Universidade em conjunto para o desenvolvimento socioeconômico local); desburocratizar para criar facilidades aos empreendedores que pretendem investir na cidade, gerando mais empregos, renda e novas oportunidades de negócios;
 
Infraestrutura: criação ou qualificação de um espaço cultural para a realização de eventos que oportunizem, ainda mais, o movimento no comércio e a oferta de serviços na cidade como em grandes eventos e feiras.
 
Mobilidade: urbanização no entorno da Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) com padronização de calçadas, iluminação, espaço de caminhada e ciclovia; extensão do padrão aplicado na Rua Marcos Rovaris até o quadrante com a Rua Sete de Setembro, Vitória e Procópio Lima; além da revitalização da Praça São Donato.
 
Participação: ampliar o diálogo do Poder Público com o setor produtivo e entidades empresariais, com maior participação privada nas iniciativas de desenvolvimento do município.
 
Planejamento: implementar e executar os projetos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Local e Regional; além do Projeto de Mobilidade Urbana Integrado: SC-445, Via Rápida, Avenida Procópio Lima, Avenida Manoel Gregório Pacheco (Rodovia dos Trilhos), Transporte Urbano e Ciclovias;
 
Segurança: investimento no cercamento eletrônico por câmeras e suporte aos órgãos de segurança existentes na cidade;
 
Tributos: criar incentivos fiscais, revendo os valores de ISS, IPTU, ITBI e Alvará, com o intuito de atrair e reter empresas; além do compromisso de não elevar impostos, nem taxas, para garantir que as empresas possam se recuperar do impacto econômico provocado pela pandemia em 2020;
 
Turismo: criar uma marca turística da cidade (desenvolver ícones para Içara, produtos e souvenirs com esses ícones, além de trabalhar as referências nos pontos turísticos e também a qualificação dos empreendimentos-chave); Incentivar, planejar e organizar os agentes, atrativos e ações estratégicas do turismo local; tematização da cidade para novas datas comemorativas, além do Natal, como na Páscoa, Dia das Mães, Primavera e etc.