Profissionais da área de eventos convocam novo protesto

27

Reabertura da atividade econômica é o pleito para o ato que deve ocorrer no domingo, no Parque das Nações

Criciúma

Os profissionais da área de eventos convocaram um novo protesto pela reabertura das atividades em ato que deve ocorrer no domingo (18) no Parque das Nações. O protesto pede a reabertura do setor de eventos e a revisão da portaria 710/20, publicada pelo Governo do Estado em 18 de setembro com medidas de combate ao novo coronavírus. Segundo líderes do movimento, o texto inviabiliza a manutenção de casas noturnas e eventos, causando prejuízo para o setor.

Hemerson Machado, proprietário de casas noturnas na região carbonífera e no Vale do Araranguá, diz que o prejuízo para o setor em Santa Catarina se aproxima dos R$ 500 milhões, considerando a paralisação desde março, nos primeiros decretos publicados por causa da pandemia.

“Convocamos também o pessoal que trabalha em outras cidades da região. O objetivo é que o governador revogue a portaria. Quanto mais se relaxa os protocolos, menos os casos aumentam. Estamos percebendo isso, no feriado as praias e hotéis estavam cheios, lugares com aglomeração e agrupamento de gente. Os casos estão caindo dia a dia. Casos de mortes são raros e já passou da hora de voltar toda a economia”, avalia o empresário.

A portaria do Governo do Estado prevê medidas conforme o risco potencial de cada região, mas não dispõe sobre eventos com cobrança de ingresso. Segundo o texto, são considerados eventos sociais “aqueles restritos a convidados sem cobrança de ingresso, compreendendo casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins”.

“Já fizemos uma sugestão de protocolos básicos, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. E trabalhar com 30%, 40% da capacidade. Queremos mostrar que não vai aumentar os casos se voltarmos. As casas fecharam em março, aconteceu o pico e agora está caindo. Não causamos nada disso. Estão fazendo carreata política, com aglomeração, e nem por isso os casos estão aumentando”, reclama Machado.

A manifestação, aos moldes da que já foi feita anteriormente, está programada para às 16 horas, com encontro no Parque das Nações e posteriormente uma passeata pela avenida Centenário em direção à Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade.