Neste período de pandemia, profissionais tiveram que se reinventar para levar o conteúdo aos estudantes

Içara

Enfrentar uma sala de aula como professor não é uma missão muito fácil, mas estes profissionais nunca desistem de alcançar os seus objetivos, que é passar o conteúdo e levar o aprendizado para os seus alunos. Neste dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor, que foi criado justamente para refletir sobre os problemas da profissão e a prática docente de modo geral, para garantir melhores condições de trabalho.

A ideia surgiu em 1947, pelo educador Salomão Becker, que propôs uma reunião entre a equipe do colégio em que lecionava para discutir essas questões, e com o tempo foi crescendo e sendo aderida por diversas escolas, até que se tornou feriado escolar de acordo com o Decreto Federal nº 52 682, de 14 de outubro de 1963.

Neste ano de 2020, os profissionais da educação, além de enfrentar as dificuldades do dia a dia, também tiveram que se reinventar para atingir os objetivos. A professora da educação infantil e do ensino fundamental Tatiane de Souza Teixeira de Carvalho está lecionando atualmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Hercílio Serafim da localidade de Vila Alvorada, em Içara. Tatiane sempre teve muitas dificuldades com as novas tecnologias, principalmente com a parte de informática, mas para não deixar os estudantes sem o conteúdo, ela procurou se especializar e atualmente consegue transmitir todo o conhecimento de forma virtual. “Este ano está difícil para todo mundo, mas tivemos que nos adaptar para levar o aprendizado as nossas crianças”, ressalta Tatiane.

Ela leciona há 32 anos. A primeira experiência foi na Zona Sul de Balneário Rincão, com as crianças da educação infantil, depois teve várias experiências até chegar neste ano na escola de Vila Alvorada, em Içara. “Desde criança sempre tive vontade de ser professora e realizei este sonho após fazer pedagogia e começar a trabalhar”, relata. Ontem (14), Tatiane estava com a equipe da escola fazendo entrega de brinquedos para as crianças em sistema drive thru.

A diretora da Escola Salete Scotti dos Santos, de Içara, Lilian Inácio da Silva Mendes, está fazendo outro curso, mas não consegue se imaginar fora da educação. Ela lembra da primeira vez que entrou em uma sala de aula, no ano de 1997, na Escola Quintino Rizzieri, de Içara, após ter se formado na faculdade. “Foi um dia inesquecível, principalmente quando caiu a ficha do tamanho da responsabilidade”, pontua.

Ela ainda traz mais recordações que a fazem ter certeza de que escolheu a profissão certa. Lilian conta que tinha um aluno do sexto ano que foi diagnosticado por um médico como sendo incapaz de aprender, mas Lilian continuou a trabalhar com o estudante e quando o viu formar palavras, não se conteve e chorou de alegria. Como diretora da escola Salete Scotti, ela recomenda para os estudantes que estão completando o ensino médio escolher a profissão de professor, pois a área precisa de bons profissionais para que a escola consiga acompanhar os avanços da sociedade. Neste dia especial, a diretora deixa uma mensagem para que os professores: “sigam firme no propósito de ensinar, que é o melhor caminho para modificar a sociedade”.