Mês de conscientização do câncer de mama

13

Doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e ocupa o segundo lugar entre todos os tipos de cânceres detectados

Da Redação

Outubro é o mês de ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Conhecido como Outubro Rosa, entidades não governamentais, empresas, órgãos públicos e setores da saúde aderem todos os anos a campanha e compartilham informações promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce.

A doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. No Brasil ocupa o segundo lugar entre todos os tipos de cânceres detectados, ficando atrás do câncer de pele, e representa um quarto dos novos casos da doença a cada ano.

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, depois de uma iniciativa do Congresso Norte Americano que unificou as ações pontuais que já eram realizadas nos diferentes estados sobre a doença.

A postura atenta da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações são consideradas suspeitas. Por isso, é fundamental para a detecção precoce dessa doença que o autoexame – exame de toque das mamas – que deve ser feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação.

A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos. No entanto, o controle dos fatores de risco também é eficaz. O estímulo aos fatores protetores são importantes devido ser por meio deles ser possível reduzir o risco de desenvolver a doença.