Policiais cumprem 22 mandados de busca e apreensão e sete de prisão

31

Três mandados foram cumpridos nas residências de servidores da Prefeitura de Imbituba

Garopaba e Imbituba

Uma equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) esteve nos municípios de Garopaba e Imbituba na manhã de ontem (6), onde cumpriram 22 mandados de busca e apreensão, e, sete mandados de prisão temporária. Três dos mandados foram cumpridos nas residências de três servidores da Prefeitura de Imbituba. Na casa dos funcionários, os agentes recolheram arquivos para averiguação.

Os três servidores públicos, dois deles de carreira e um comissionado, foram levados pelos policiais para prestarem depoimento. O trabalho da polícia se estendeu, durante toda a manhã, na Prefeitura de Imbituba, onde ficam as duas secretarias citadas na Operação Ordem Urbana: Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior reuniu a imprensa na sala de reuniões da Secretaria de Gabinete, no Paço Municipal, por volta do meio-dia para falar da operação que estava sendo realizada no município.

“Esse processo corre em segredo de justiça, mas, o que sabemos é de que se trata de um processo do Ministério Público de Garopaba, que envolveu os servidores públicos do município de Imbituba. O mais importante nesse momento é esclarecer os fatos e passar o máximo de informações à população. Por isso, estamos, junto da nossa controladoria, abrindo processos administrativos e de sindicância, para vermos se houve alguma conduta indevida desses funcionários. Eles ficarão afastados, preventivamente, até que se concluam as investigações”, disse o prefeito.

A operação realizada ontem decorre de uma investigação da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Garopaba. O objetivo do trabalho é apurar a prática de crimes contra a administração pública, referentes à Lei de Parcelamento do Solo (Lei nº 6.766/79), por funcionários públicos e particulares, além de associação criminosa.