Construção da nova sede do Saer ainda depende de liberação de recursos

32

Nova estrutura será construída ao lado do Parque dos Imigrantes, no bairro Rio Maina, ao custo de R$ 730 mil

Criciúma

O Serviço Aeropolicial Sul (Saer) está prestes a ter uma nova sede. Atualmente o helicóptero e a equipe da Polícia Civil que atua na aeronave possuem como base um galpão particular alugado pelo Governo de Santa Catarina, no bairro Vila Macarini. Mas uma nova estrutura será construída ao lado do Parque dos Imigrantes, no bairro Rio Maina. O projeto está sendo elaborado pela Prefeitura de Criciúma e a obra custará R$ 730 mil, mas o repasse do valor ainda precisa vencer os trâmites burocráticos para chegar até os cofres do município.

A verba é uma emenda parlamentar impositiva do deputado federal Daniel Freitas (PSL). Na quinta-feira (1º), os delegados Djalma da Silva, coordenador do Saer em Santa Catarina, e Alan Amorim, coordenador do Saer Sul, estiveram em Criciúma, ao lado do vereador Tita Belloli (PSDB), para acompanhar como está o andamento do projeto da nova base, que foi apresentado pela secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Kátia Smielevski.

“Teremos uma estrutura semelhante ao que temos hoje, mas com melhorias. Hoje o Saer está em um galpão adaptado para abrigar uma aeronave, já o novo local terá realmente um hangar. A localização também será melhor, além da economia que o Governo de Santa Catarina vai ter, porque a sede atual é alugada e o novo espaço foi um terreno concedido pela Prefeitura de Criciúma”, destacou o delegado Alan Amorim.

O vereador Tita Belloli explicou que o período eleitoral também dificulta o avanço da liberação do recurso. “A emenda é impositiva, ou seja, só pode ser utilizada para o que foi destinada, que, neste caso, é a construção da nova sede do Saer. Os trâmites então estão em um momento burocrático, mas acreditamos que ao fim das eleições deva se encaminhar e, ao mesmo tempo, o projeto já vai sendo desenvolvido. Vai ser importante porque a atual sede, além de ser alugada o Governo de Santa Catarina não pode investir, por ser uma propriedade privada, o que não vai acontecer na nova base”, complementou. 

Nova aeronave

O Saer também aguarda pela chegada de uma nova aeronave. Hoje a Polícia Civil vem utilizando um helicóptero provisória para atuar nas ocorrências. “Nas próximas semanas deve ser lançado um novo edital para a contratação de outra aeronave, que deve ser do mesmo modelo da que vínhamos utilizando em Criciúma”, finalizou Amorim.