Documento foi construído com participação popular através de sugestões envidas pelos içarenses através do quadro “Pode Isso Arnaldo”

Içara

A coligação Içara Não Para, que tem como candidato a prefeito Arnaldo Lodetti Júnior (MDB) e ao cargo de vice Valdelir Da Rolt, tem trabalhado de forma intensa para conseguir chegar no dia 15 de novembro vencedor do pleito municipal e estar aptos para administrar Içara nos próximos quatro anos. Para que isso seja possível, a coligação já está construindo o Plano de Governo, que foi dividido em quatro eixos. O primeiro denominado “Içara que Cuida”, engloba as áreas da saúde, assistência social, segurança, os segmentos jovem e mulher e o cuidado com os animais. No segundo eixo, nomeado como “Içara que Transforma”, conta com ações das áreas de educação, cultura, e esporte e lazer. O terceiro eixo “Içara Pra Frente”, traz as áreas de agricultura, infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, meio ambiente e turismo, e o quarto eixo foca na gestão e funcionalismo público.

A coligação também listou 15 compromissos para Içara, que levam em conta ações que serão colocadas em prática durante a administração, como compromisso com os bairros, levando atividades para definição conjunta entre as comunidades e a administração pública das ações prioritárias de cada bairro, também na área de educação um dos 15 compromissos traz investimento de R$ 15 milhões nas unidades de ensino da rede municipal, garantindo espaços adequados para salas de aulas nas creches e escolas, sala de direção, secretaria, sala de professores, cozinha, sanitários adaptados, depósitos, sala para laboratórios, sala de artes e de educação física, pátio coberto, quadra esportiva, dentre outras necessidades. Todos os 15 compromissos estão colocados no plano de governo como prioritários a serem realizados.

Ações por eixos

No eixo um, a saúde ganha destaque com a meta do programa fila zero com a realização de mutirões para exames e cirurgias; ampliar o atendimento até as 21 horas nas Unidades de Saúde de Vila Nova, Jardim Elizabete e Presidente Vargas; maior agilidade no atendimento, consultas e exames e acesso aos profissionais especialistas; implantação do sistema de agendamento on-line e por telefone de consultas nas unidades de saúde, integrado ao sistema Cidade Na Palma da Mão; uma nova unidade de saúde para o bairro Tereza Cristina; computadores portáteis para as agentes comunitárias de saúde e agentes de endemias; ampliar ações que fomentem a saúde preventiva e implantar o Centro de Práticas Integrativas e Complementares. Outras ações ainda contemplam a área da saúde.

Já na assistência social, o plano de governo prevê construir o Centro de Convivência Municipal para Idosos, proporcionando a promoção do bem-estar social, saúde, lazer, inclusão tecnológica, democratização de serviços e acesso aos direitos básicos; expandir as atividades educativas voltadas as crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de violência ou outras vulnerabilidades; promover ações preventivas integradas com a rede de educação, saúde e assistência social, ampliar as ações de regularização fundiária e urbanização para terrenos irregulares; fortalecer os conselhos ligados à Secretaria de Assistência Social que promovem o bem estar e a integração com a sociedade; e implementar novas políticas públicas para o Departamento de Habitação, promovendo melhor estrutura física e humana para atendimento as demandas locais. Outras ações ainda contemplam a área de assistência social.

No segmento jovem a previsão é priorizar a participação do jovem empreendedor na Incubadora de Startups; criação de novos espaços de recreação, lazer e cultura; qualificação profissional; programa Primeiro Emprego, integrado a oferta de qualificação profissional; promover o acesso ao Programa Bolsa Jovem Rural; promover concursos de startups; criar Programa Jovem Empreendedor promovendo espaços de capacitação e diálogo em toda rede de ensino; apoiar as ações da AJE – Associação de Jovens Empreendedores de Içara; e fortalecer o Conselho Municipal de Juventude. Neste eixo ainda estão previstas ações para as mulheres, cuidados com os animais e segurança.

Içara que transforma

Neste segundo eixo estão contempladas as ações na área de educação como já foi pontuada nos 15 compromissos com Içara, destacando iniciar no município a educação em tempo integral no ensino fundamental da rede municipal de ensino; ampliar as vagas no ensino infantil e as vagas nos berçários; ofertar cursos de qualificação profissional para jovens e adultos, em parceria com o Sistema S e com instituições públicas, de acordo com a demanda de mão de obra do mercado de trabalho da cidade de Içara, priorizando metas que venham melhorar a qualidade do ensino no município.

Já na cultura, a intenção é construir o centro cultural de Içara, contemplando em sua estrutura: museu, biblioteca, anfiteatro, salas de música, dança, artes visuais, atelieres, estúdio de gravação e ensaio, espaços para mostra e desenvolvimento de atividades pelas diferentes etnias e grupos culturais locais; criar Programa de oficinas permanentes, aberta a toda população voltada para: cinema, fotografia, circo, pintura em tela e tecido, esculturas, cerâmica, grafite, acordeom, técnica vocal, instrumentos de cordas para orquestras, dança de rua e outras representações, dentre outras ações. Ainda neste eixo tem as ações da área de esporte e lazer que pretende transformar o Módulo Esportivo de Içara em um Complexo Esportivo com um novo ginásio de esporte, duas canchas de bocha oficial, Centro de Referência em Artes Marciais e Centro de Referência no Xadrez.

Içara para frente

No terceiro e no quarto eixo o plano prevê muitas ações para o desenvolvimento do município como a valorização da agricultura, promovendo maior geração de renda e diversificação das atividades agrícolas. Também na infraestrutura e mobilidade urbana, o plano foca na municipalização da rodovia SC-445, transformando-a na avenida da integração, além da pavimentação de 100% da área urbana e pavimentação asfáltica de 50 quilômetros no interior. E ainda no desenvolvimento econômico a coligação quer criar o Parque Tecnológico na comunidade do Poço Oito, em conjunto com a iniciativa privada, instituições de ensino e universidades, contendo: um Centro de Inovação, oportunizando pesquisa e desenvolvimento para a cidade e uma Incubadora, com foco em Startups com maior ênfase em projetos/negócios voltados para tecnologia e inovação. Ainda estão previstas ações para o meio ambiente e turismo. Com o último eixo focando na gestão público e no funcionalismo público.