Debate morno

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do município de Içara foi morno. O encontro realizado pela Rádio Som Maior não teve a presença da candidata Dalvânia Cardoso, que optou por não participar deste tipo de evento. Alex Michels (PSD) e Arnaldinho Lodetti (MDB) tiveram cerca de uma hora para apresentarem suas ideias. O que se percebeu, pelo menos neste primeiro momento, foi um tom de muito respeito entre os dois candidatos. Eles foram propositivos, procuraram se limitar a apresentação de ideias. Em alguns momentos, no entanto, Alex Michels aproveitou para alfinetar Arnaldinho sobre sua presença em outras administrações e fez questão de lembrar a ausência de Dalvânia. Serviu para quebrar o gelo, mas o tom da campanha mesmo deve ser dado com o início oficial do processo na próxima segunda.

Sempre lembrada

Dalvânia oficializou a decisão de não participar de debates, mas nem por isso foi esquecida no encontro. Alex Michels fez questão de falar de sua passagem por outras prefeituras da Amrec. “O que a fez se desconectar da cidade. Uma pena que alguém que queira administrar sequer se dê ao trabalho de apresentar suas propostas ao eleitor”. Sempre que teve oportunidade, Michels lembrou governos passados, em especial os do PP. Fez ressalva especial a gestão que encerrou em 2008. Foi no momento em que falava das dívidas. “Isso é endividamento da cidade. Venderam as contas da prefeitura com um destino, não cumpriram, geraram precatório e o prefeito respondeu por improbidade”, ressaltou Michels, que fez questão de fazer a defesa da atual Gestão em vários momentos.

Sem revide

Arnaldinho também foi cutucado por Michels em pelo menos três oportunidades, mas preferiu não revidar. Em um dos momentos, fez questão de frisar o orgulho em ter feito parte de outras gestões, quando a cidade foi governada pelo PP. “Tenho minha digital e a minha participação nas obras mais importantes da cidade e não é diferente agora na gestão do prefeito Murialdo e do Sandro, que transformaram a cidade. Todos deram sua contribuição”. Ainda sem muita desenvoltura com o microfone, Arnaldo passou o restante do encontro destacando sua experiência e a de seu vice e algumas ações que pretende implementar se for eleito.

Os temas

Agricultura, SC-445, desenvolvimento econômico, educação, turismo, tecnologia e saúde foram os temas mais abordados ao longo do encontro, que também ressaltou o crescimento e o desenvolvimento de Içara, ponto fora da curva na Amrec nos últimos anos.

Sem debates

Na eleição deste ano, a Massa FM optou por não realizar debates. Uma opção tomada pela direção e pelo jornalismo da emissora logo após o registro das candidaturas. Vamos apostar nas entrevistas e no espaço privilegiado para que os candidatos possam falar de maneira aprofundada sobre o que planejam para a cidade.

Novo ato

Setor de eventos fez carreata ontem pela BR-101. Movimento foi de Passo de Torres até Laguna. “Só queremos trabalhar. O Governo afirma que os eventos só serão liberados, em especial os shows e eventos noturnos, quando estivermos no azul. Vamos trabalhar quando então. Na quarta-feira vamos conversar com o secretário de Estado da Saúde. Queremos mostrar para ele que é possível trabalhar com segurança”, explica Daiane Savi, uma das responsáveis pela mobilização do setor no Sul do Estado.

Crescendo

Balneário Rincão segue se tornando atrativo para novos empreendimentos. Assunto foi destaque essa semana aqui no Gazeta. Nesta sexta eu conversei na Massa FM com o secretário Adroaldo Faraco. Falou de sua empolgação com o interesse dos empresários pela cidade e lembrou que, se todas as projeções se confirmarem, o movimento econômico da cidade deve ter um crescimento de pelo menos 1,5 milhão por mês.

Começou

Tribunal de Julgamento do processo de impeachment de Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr começou na sexta-feira seus trabalhos. Kenedy Nunes foi eleito por sorteio. O relator será responsável por elaborar o parecer sobre a continuidade ou arquivamento do processo. Também nesta sexta, Carlos Moisés concedeu entrevista ao Jornal Folha de São Paulo. Disse que o impeachment é na verdade um terceiro turno em Santa Catarina.

Investigando

Câmeras de monitoramento da área central de Içara devem ajudar a identificar quem foi o responsável pela colocação de bandeiras partidárias sobre as lombofaixas na área central de Içara. As lombofaixas foram pintadas de vermelho e em seguida vão receber a pintura branca para a sinalização dos pedestres.