Escritores e suas relíquias

 

John Ernst Steinbeck escreveu novelas, contos, livros… “As Vinhas da Ira” foi um livro selvagem… Em New York Times foi humilhado ao vencer o Prêmio Nobel da literatura em 1962. Milhares de livros foram queimados em praça pública, e foi banido das escolas e bibliotecas. O motivo? Criticava no livro o materialismo americano. “Está enganado quem disser que o comitê nada num mar de rosas. Um rapaz de violão cantava Down Home Blues. Desapareceu a leitora. Por um instante reinou o silêncio…” Transmitia aos leitores as verdades puras, um vocabulário mágico.

No livro de Khaled Hosseini, “O Caçador de Pipas”, a inesquecível história de: amor, honra, medo, redenção e culpa. Outro consagrado poeta brasileiro que nasceu em Itabira, Minas Gerais no ano de 1902. Tornou-se, pelo conjunto de sua obra, um dos principais representantes da Literatura Brasileira do século XX. Em suas obras, destacavam-se: o conflito social, a família, os amigos, a existência humana, a visão sarcástica do mundo e das pessoas e as lembranças da terra natal.

Obras importantes de Carlos Drummond de Andrade: Brejo das Almas, Sentimento do Mundo, José, Lição de Coisas, Viola de Bolso, Claro Enigma, Fazendeiro do Ar, A Vida Passada a Limpo e Novos Poemas. Drummond escreveu para Fernando Pessoa: “As Identidades do Poeta”. “… Fernando Pessoa caminha sozinho pelas ruas da Baixa, pela rotina do escritório mercantil hostil ou vai, dialogando em companhia de tantos si-mesmos que mal pressentimos na seca solitude de seu sobretudo? Afinal, quem é quem, na maranha de fingimento que mal finge e vai tecendo com fios de astúcias personas mil na vaga estrutura de um frágil Pessoa?” 

Fernando Pessoa foi conhecido como: Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro. “Da linda que eu soube amar. Porque os luares tristonhos só me trazem sonhos. Da linda que eu soube amar; E as estrelas nos ares só me lembram olhares. Da linda que eu soube amar; E assim estou deitado toda a noite ao lado do meu anjo, meu sonho e meu mar. Ao pé do murmúrio do mar”. 

William Shakespeare escreveu várias obras: Romeu e Julieta, Trabalhos de Amor Perdido, Sonho de Uma Noite de Verão e outros… Foi considerado o tesouro da Inglaterra e naquela época o maior escritor nacional e do mundo. 

Charles Bukowski nasceu na Alemanha, e seu pai era americano e sua mãe alemã. Alguns de seus poemas: Betting on the Muse, Last Night of the Earth Poems e romances: Mulheres, Notas de um Velho Safado e outros. Antes de morrer de leucemia, aos 73 anos. adorava cavalgar. Seu melhor amigo foi um cavalo. Escrevia pensamentos interessantes: “Um intelectual é um homem que diz uma coisa simples de uma maneira difícil; um artista é um homem que diz uma coisa difícil de uma maneira simples”.