Números de Içara

Uma nova pesquisa divulgada ontem mostra o cenário da disputa eleitoral em Içara há exatos dois meses da eleição. A pesquisa foi realizada pelo IPC a pedido da Rádio Som Maior. O instituto ouviu eleitores entre os dias 13 e 14. A pesquisa foi registrada no TRE com o número 03288/2020. Os números mostram que Dalvânia Cardoso (PP) segue na liderança e também apresentam o crescimento dos candidatos Alex Michels (PSD) e Arnaldinho Lodetti (MDB). Na espontânea, quando o eleitor responde sem ver uma lista prévia de candidatos, os números mostram Dalvânia com 19,4%. Em segundo está Alex Michels com 13,4 e Arnaldinho em terceiro com 8,2%. O que chama atenção neste cenário é o percentual de indecisos com 50,2%. Na estimulada, onde o eleitor responde com base em uma lista de candidatos, Dalvânia tem 40,4%, Alex Michels 28,4% e Arnaldo Lodetti Júnior 19,2%. A margem de erro da pesquisa é de 4,3%.

As avaliações

No PSD, o pós pesquisa foi de análise e comemorações. Campanha de Alex Michels se baseou nos dados do cenário da espontânea. Nele o candidato do PSD teve crescimento de 5,6% e do MDB de 2,8% em um comparativo com os números da pesquisa de julho. Interpretação é de apesar de toda experiência em estratégia e do candidato do MDB, a junção de partidos não surtiu efeitos e que Michels está consolidado como segundo.

No MDB

A avaliação também é positiva. Foco são os números da estimulada. Aposta dentro do partido é que com a definição de todos os candidatos o cenário começa a ficar mais claro. Entendimento é que com o início oficial da campanha a militância do MDB e dos partidos aliados fará a diferença. Partido também aposta no plano de governo e no histórico de serviços prestados para crescer na preferência do eleitor.

No PP

Desde a pesquisa anterior, a decisão do partido, segundo seu presidente Tuca Lodetti, é de trabalhar e não comentar os números deste ou de qualquer outro instituto.

Aprovado

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa, que analisa o primeiro processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés, aprovou por unanimidade o relatório elaborado pelo deputado Luiz Fernando Cardoso, que pede a continuidade do processo. No relatório, os deputados entendem que houve sim crime de responsabilidade cometido pelo governador e pela vice governadora.

Próximo passo

Agora o processo será levado ao plenário da Assembleia. Se 27 dos 40 deputados votarem favoráveis ao impeachment, o futuro do governador vai para as mãos de uma comissão processante. A comissão, que será formada por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça escolhidos por sorteio. Se essa comissão também aprovar a continuidade do processo Governador e vice serão afastados do Cargo e a gestão do Estado ficará nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa.

Dificilmente escapa

Improvável que o governador escape desse processo. Ele pode até protelar, conseguir algum mecanismo jurídico que atrase o inevitável, mas a verdade é que Moisés dificilmente vai conseguir concluir o seu mandato.

Sai hoje

Composição da chapa de Dalvânia Cardoso para a disputa da eleição deste ano em Içara será confirmada na convenção do PP nesta noite. Com relação a cabeça de chapa não há qualquer dúvida. Com relação ao vice são várias apostas, a última delas e a mais provável é que o comerciante Jandir Sorato seja o escolhido para a condição de vice na disputa do pleito deste ano.

Defesa de Júlio

A defesa do presidente da Assembleia Legislativa Júlio Garcia se manifestou em nota sobre a denúncia feita pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina. A denúncia é resultado das investigações da Operação Alcatraz. Em nota enviada nesta tarde, 15, Cesar Abreu, comentou o caso. Para ele, o documento encaminhado pelo MPF está baseado em suposições. Ele disse estar surpreso com a denúncia apresentada às vésperas da votação na Assembleia de um pedido de impeachment contra o governador.

Vice em aberto

A executiva do PL de Criciúma aproveitou a convenção da noite desta segunda-feira para apresentar um nome alternativo para compor como vice na chapa encabeçada por Júlia Zanatta. O nome é o Pastor Lucas Alexandre. “Eu preferia não deixar a chapa em aberto porque não gosto de conchavos de última hora. Mas a executiva entende que é preciso aguardar até quarta-feira. As opções para vice são o Pastor Lucas Alexandre e o Guilherme Colombo”, argumentou Júlia Zanatta.

Vice de Minotto

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Criciúma Rodrigo Minotto (PDT) anunciou no fim da tarde de ontem o nome do pré-candidato a vice-prefeito. Trata-se de Wagner Fermino Scarsi, o cantor Neguinho, de 35 anos de idade.