A incógnita dos vices

Restando menos de uma semana para a confirmação das chapas que vão disputar o Governo de Içara, a grande dúvida está sob a vaga do vice. Das candidaturas tidas como certas, nenhuma confirmou quem irá compor como vice. Nesse processo, quem está mais adiantado é o MDB de Arnaldinho Lodetti. A coligação tem no momento duas opções: Joelson Cardoso (PDT) e Valdeir da Rolt (PSDB). No PSD Alex Michels confirmou ontem na Massa FM que ainda não há definições. Segundo ele, o partido avalia a possibilidade de alianças e também a aposta em chapa Pura. Neste caso, as opções seriam o ex-vereador Valmor Rosso, Fernando Zanolli, Zinho Casagrande e Anselmo Freitas. No PP também não há definição. O partido tem a oferta do Patriotas de Marcos Viscardi e também mantém conversas com o PSL de Agenor Castagña, mas a definição mesmo só deve ocorrer na próxima semana.

Data confirmada

PP de Içara já tem definida a data para a sua convenção. Encontro que vai homologar o nome de Dalvânia Cardoso como candidata ao governo de Içara está programado para o dia 16. A data é a última prevista pela Justiça Eleitoral para as convenções. Até lá o partido segue conversando e articulando a chapa para enfrentar o pleito.

Reação do Procon

Procon de Criciúma questionou os empresários do setor de combustíveis sobre o reajuste do valor da gasolina. Informação foi repassada pelo advogado Chalton Schneider, coordenador do Procon de Criciúma. Em entrevista à Massa FM, ele lembrou que, caso seja identificado aumento abusivo, os empresários podem ser responsabilizados. “Também questionamentos a Associação Catarinense dos Supermercados sobre os aumentos em itens da cesta básica. Informação é de que eles estão apenas repassando o aumento praticado pelos fornecedores”.

Na região

Conversei ontem na Massa FM com o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes. Cumpriu agenda na região ao lado do deputado Ricardo Guidi para mobilizar os militantes do PSD para o pleito deste ano. “Estamos aqui para conversar com os candidatos, prepará-los para que possam fazer uma eleição positiva e em sendo eleitos possam contribuir com suas cidades”, explicou Napoleão, que está de olho na eleição de 2022. “Uma página de um livro sempre precede a próxima e com eleição é assim também”, argumenta. Napoleão também falou sobre aquele discurso da eleição passada. O da Nova Política. “As pessoas já entenderam o risco de se apostar em aventureiros na política. Você só vai ter política boa, se eleger bons candidatos. A política é fundamental para a vida da sociedade, mas precisa escolher bem”, disparou.

Há vagas

Senac de Criciúma está com vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. Inscrições devem ser feitas no site do Senac. As aulas são a distância e o objetivo é permitir que os trabalhadores da região possam se qualificar a ampliar as chances de sucesso no mercado de trabalho.

Sobre o impeachment

Estado de Santa Catarina entra com ação no STF para discutir regras sobre impeachment de governador. Ação pede que processos que envolvem governadores de Estado, atualmente três – SC, RJ e Amazonas – sejam suspensos até que a Suprema Corte dê segurança jurídica sobre o rito de tramitação. O governador foi notificado esta semana sobre o segundo processo. Com isso também foi aberto prazo para que ele apresente a defesa. Também nesta semana foi protocolado o novo pedido de impeachment. Desta vez pela CPI que apurou a compra dos respiradores junto à Veigamed. A situação do governador na Assembleia é delicada demais. Dificilmente ele vai conseguir escapar. Justamente por isso, ele tenta essa manobra jurídica em Brasília.

Crescimento

O volume de vendas do comércio varejista teve alta de 5,2% na passagem de junho para julho deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio. Os números foram divulgados na quinta-feira e confirmam a retomada gradativa da economia do país. Os números não são nada espetaculares, mas servem de alento. A aposta de todos é que seja possível fechar o ano repetindo números de 2019. Se isso acontecer será motivo suficiente para muita celebração.