Região da Amrec sai da classificação de risco gravíssima

30

Na nova atualização divulgada ontem, reduziram as regiões que estavam no vermelho

Criciúma e Içara

O mapa de gestão de risco divulgado ontem (9) pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina trouxe que o Estado baixou de cinco para apenas três as regiões que estavam como gravíssimas. Na cor vermelha desde o dia 14 de julho, a região carbonífera melhorou os índices e baixou de gravíssimo para grave, passando para a cor laranja. Com esta melhora, os municípios poderão publicar novos decretos flexibilizando as medidas restritivas. “Soube que saímos da cor vermelha, mas vamos estudar para ver o que vamos fazer nos próximos dias”, destacou o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.

O índice de avaliação de risco analisa a evolução do contágio do novo coronavírus por regiões do estado. São quatro os níveis e cores que definem a classificação de risco das regiões catarinenses: moderado (azul), alto (amarelo), grave (laranja) e gravíssimo (vermelho). Para definir em qual grupo cada região se encaixa, são avaliadas, em uma escala de um a quatro pontos, as prioridades de implantação de ações de isolamento social; investigação, testagem e isolamento de casos; reorganização dos fluxos assistenciais de saúde; e leitos disponíveis.

Com esta nova classificação, os municípios poderão a fazer atendimentos presenciais nos órgãos públicos. Vale lembrar que em Içara a expectativa era para a volta do atendimento presencial ainda nesta semana e já no prédio novo do Paço Municipal, mas as chuvas que caíram nos últimos dias atrapalharam a mudança, que deve ser feita até o fim da semana.

Números de contágios

Os números de novas infecções nos municípios da Amrec começam a cair conforme dos boletins epidemiológicos. Em Balneário Rincão, os números apresentados ontem são os mesmos do dia anterior, com o município não registrando nenhum novo contaminado. Também o boletim traz que nenhuma pessoa está em tratamento hospitalar e apenas 21 estão em recuperação em casa.

Também o número de internações por Covid-19 tem baixado no Hospital São Donato. No boletim de ontem, estavam sete pessoas internados, com cinco em recuperação na Unidade de Tratamento Intensivo. Içara chegou ontem a 1.365 casos confirmados do novo coronavírus.

Em Criciúma, 77° óbito pela Covid-19

Já em Criciúma, a Vigilância Epidemiológica informou o 77° óbito de paciente com Covid-19. Ele morreu na terça-feira (8), mas a confirmação por meio de exame só aconteceu ontem (9). De acordo com o comunicado, o homem tinha 57 anos e apresentava comorbidades. Além do mais, estava internado em uma cidade vizinha e foi transferido para Criciúma no dia do óbito.

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde de Criciúma já notificou 5.499 casos confirmados com um total de 4.505 pacientes curados. São 26.740 casos descartados e não foi informado o número atualizado de pessoas sob suspeita.

Coronavírus em SC

Santa Catarina registrou até ontem 192.982 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 182.300 se recuperaram e 8.222 estão em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 2.460 óbitos foram causados pela Covid-19. A taxa de letalidade atual é de 1,27%.

Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 217 cidades registraram pelo menos um óbito. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, que registra 18.781 casos. Em seguida, estão Florianópolis (11.836), Blumenau (10.984), Balneário Camboriú (6.858), Itajaí (6.774), São José (6.202), Criciúma (6.195), Chapecó (6.141), Palhoça (5.537) e Brusque (5.146).

Dos 1.535 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.057 ocupados, sendo 422 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 68,9% e há 478 leitos livres atualmente.