Chef PV Show dá dicas de receitas com esse fruto rico em vitamina C

Você tem pé de laranja em casa? Eu tenho, e como isso é bom. Não só pela sombra que ele faz no pátio, mas pelos frutos que nos oferece em abundância. Aqui em casa, elas estavam se amontoando, então eu resolvi fazer sucos, bolos, enfim, usar esse ingrediente tão bom.

A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina e duas delas por dia fornecem a quantidade que o organismo precisa. Você pode consumi-la fresca ou então em outras receitas. Em função disso, vou te ensinar um suco e também uma bolo de laranja, para que você aproveite os frutos da estação.

Suco de laranja, cenoura e gengibre

Você pode apenas espremer o suco da laranja, adoçar e consumir, mas vamos além disso. Esse suco fica muito bom.

Ingredientes: 2 xícaras (de chá) de suco de laranja natural, 1 xícaras (de chá) de cenoura picadinha ou ralada, 1/2 xícara (de chá) de água gelada e 1 colher (de sopa) de gengibre ralado.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e consuma.

Bolo de laranja

Ingredientes: 2 laranjas, 2 ovos, 1 xícara (chá) de óleo, 1 ½ xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma, polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Com a faca, descasque uma das laranjas. A outra, lave bem sob água corrente, corte e descarte as pontas. Corte as laranjas em quatro partes, no sentido do comprimento. Descarte o miolo branco, corte cada gomo em três pedaços e transfira para o liquidificador. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo, o açúcar e bata bem até ficar liso – se ficarem uns pedacinhos da casca não tem problema, eles dão sabor e textura ao bolo. Transfira a mistura líquida para uma tigela e acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar. Por último, misture o fermento. Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar se o bolo está pronto: espete um palito na massa, se sair limpo pode retirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até que asse completamente.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 30 minutos antes de desenformar, enquanto isso prepare a calda.

Cozinha é usar a seu favor os ingredientes que tem na mão. Aproveita cada aroma e sabor.