Trabalhadores do São Donato marcam greve para segunda-feira

58

Direção da instituição realizou reunião na quinta-feira (27) e anunciou que não tem como atender reivindicações

Içara

Os trabalhadores do Hospital São Donato de Içara ameaçam entrar em greve a partir da zero hora de segunda-feira (7). A proposição foi aprovada por 82% dos funcionários nos plebiscitos realizados nos dias 26 e 27 de agosto na instituição. O Hospital tem cerca de 150 funcionários. A direção do São Donato se manifestou afirmando não ter como atender as reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde).

De acordo com o diretor do Sindisaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido, o hospital não conversa com o Sindicato e não reconhece a importância dos seus trabalhadores no atendimento aos pacientes no cuidado e zelo pela saúde da população. “Eles estão cansados, pedem valorização por parte da administração da instituição e melhores condições de trabalho”, destaca Cândido.

As reivindicações são um abono de gratificação de R$ 600,00 a todos os profissionais, considerando o mesmo ser uma instituição de referência para o atendimento do Covid-19; a restituição dos valores descontado das folhas dos profissionais afastados em função do coronavírus; a testagem dos funcionários; insalubridade de 40% dos profissionais na linha de frente do atendimento dos pacientes com Covid-19, entre outros benefícios.

O Sindisaúde denuncia e cobra a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para os trabalhadores contaminados pelo Covid-19 e, uma atenção maior com estes profissionais no uso nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de forma descartável, sem a reutilização dos mesmos. O diretor do sindicato informa que a campanha salarial deste ano, com data-base em março, o hospital repassou somente a inflação do período, de 4,74%, sem nada de ganho real. “O hospital ainda parcelou em três vezes, sendo a única instituição a parcelar o INPC”, criticou o sindicalista. Na última semana, 24, o sindicato realizou protesto em frente à instituição por melhores condições de trabalho.

Administração

O diretor administrativo do Hospital São Donato Júlio de Lucca informou que não tem como o hospital pagar um abono de gratificação neste tempo de pandemia, sendo que os funcionários estão trabalhando e recebendo os salários em dia. Segundo ele, a folha do mês de agosto já foi depositada na conta dos trabalhadores no fim do mês. Ele questiona o sindicato porque a greve é somente no São Donato, sendo que todas as instituições da região também estão na mesma situação.

O administrador antecipou que o São Donato já está tomando todas as providências entrando na justiça antecipando a intenção do sindicato. Na sexta-feira será repassada a lista dos funcionários que vierem aderir ao movimento. “Se tiver que fechar alguma ala, vamos fechar, mas não tem como dar um auxílio emergencial, sendo que os trabalhadores estão recebendo os seus salários”, pontua. A última conversa entre a direção do São Donato e o sindicato foi realizada há duas semanas. Depois desta data, as duas partes não entraram mais em contato para tentar um acordo.