Municípios estão realizando pesquisa com pais e profissionais da área respeitando as particularidades de cada um

Içara, Criciúma  e Região

Os secretários de Educação dos municípios da Região Carbonífera (Amrec) planejam o retorno das aulas presenciais em todos os municípios de forma conjunta. A secretária de Educação de Içara, Gerusa Bonsoni, explica que no município estão sendo realizadas duas pesquisas sobre o retorno das aulas. Uma com os pais para saber se estão seguros quanto ao começar a mandar os filhos para a escola, e outra com os profissionais da rede, para saber quais estarão em condições de voltar a trabalhar, já que alguns podem ter doenças crônicas e não estarem aptos para voltar.

Segundo Gerusa, um plano sanitário, que será válido para todos os municípios está sendo elaborado. O plano deve seguir as diretrizes da área de saúde. Algumas avaliações estão sendo realizadas como a possibilidade de retorno gradativo das atividades escolares, com intervalos mínimos de sete dias entre os grupos, divididos por níveis ou por ano letivo. Outra possibilidade é o retorno das atividades em dias alternados, para turmas alternadas, como forma a ampliar o distanciamento. As secretarias também terão que providencias a atualização dos contatos de emergências dos alunos e dos trabalhadores antes do retorno das aulas, bem como mantê-los permanentemente atualizado.

Professores devem usar máscaras descartáveis e trocá-las ao fim de cada aula, enquanto alunos, trabalhadores e demais visitantes podem usar máscaras de tecido ou descartáveis e substituí-las a cada duas horas durante o tempo que ficarem na escola. As escolas também têm que aferir a temperatura de todas as pessoas com termômetro digital infravermelho na entrada da unidade, proibindo o ingresso de quem registrar temperatura igual ou superior a 37,8ºC.

O plano sanitário ainda prevê diversas medidas a serem tomadas para que todos permaneçam em segurança sem o risco do contágio do novo coronavírus. Para que todas as medidas sanitárias possam ser seguidas, a secretária de Educação de Içara pontuou que já está fazendo licitação para a compra dos equipamentos a serem usados, como o termômetro de aferição de temperatura e as máscaras. “Estamos fazendo um levantamento dos preços”, explica Gerusa.

A secretária conta ainda que os professores já estão mais acostumados com as aulas remotas, mas que no começo da pandemia, o trabalho foi bem dificultoso. “A pandemia mexeu muito com o emocional dos professores e alunos”, destaca.

Planejamento para 2021

A Secretaria de Educação de Içara já começa a planejar o ano letivo de 2021. Gerusa explica que um plano de recuperação dos principais conteúdos deste ano precisa ser feito. “Não sabemos ainda como vai ser, pois a pandemia ainda não passou. Mas poderemos ter dois anos em um”, conjectura. Segundo ela, como Içara trabalha com o sistema Positivo, a própria editora já está revendo os principais conteúdos.

Para que as aulas remotas sejam aproveitadas dentro das diretrizes pedagógicas deve-se garantir a validação das atividades não presenciais para o cumprimento da carga horária mínima legal vigente estipulada para cada etapa e modalidade de ensino e assegurar as atividades escolares não presenciais aos alunos com especificidades que não poderão retornar presencialmente.