Brasileiro da Série C terá regulamento alterado

33

Equipe criciumense estreia na competição no dia 10 de agosto em Londrina, contra a equipe local

Criciúma

O caminho para buscar uma vaga na segunda divisão do Campeonato Brasileiro já está traçado. O Campeonato Brasileiro da Série C começa neste fim de semana, com o Criciúma fechando a rodada jogando na segunda-feira diante do Londrina-PR, no interior do Paraná. A competição contará com uma novidade no formato de disputa, aprovada em conselho técnico na sede da CBF.

O campeonato terá dois grupos com dez times cada, que se enfrentam dentro do próprio grupo na primeira fase, em turno e returno. O Criciúma está no grupo B, formados por clubes das regiões Sul e Sudeste com representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A chave com dez clubes terá dois catarinenses (Criciúma e Brusque), dois paulistas (Ituano e São Bento), dois gaúchos (Ypiranga e São José), dois mineiros (Tombense e Boa Esporte), um carioca (Volta Redonda) e um paranaense (Londrina).

Na primeira fase, os dez clubes de cada chave se enfrentam em turno e returno, classificando-se os quatro primeiros de cada grupo. Na segunda fase, que antes já envolvia os jogos no sistema mata a mata, mudou com os oitos classificados sendo divididos em dois grupos de quatro times. Os dois melhores de cada grupo serão promovidos à Série B de 2021, enquanto o melhor classificado de cada chave disputará o título da competição.

Caso haja empate de pontos entre dois ou mais clubes, os critérios de desempate serão aplicados na seguinte ordem: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, número de cartões vermelhos, número de cartões amarelos e sorteio.

Calendário

Com a pandemia do novo coronavírus, a Série C, que era para ter começado no início do mês de maio, começará somente neste fim de semana. A CBF, para facilitar a grade das transmissões dos jogos, detalhou as datas do turno, que seguem até o começo de outubro. Depois será realizado o returno e segue com as fases finais, com previsão de término no fim de janeiro de 2021.

A Confederação ainda está prepara para a possibilidade de os estádios não apresentarem condições de jogo. Todos os estádios estão sujeitos a inspeção prévia, o que poderá acarretar mudanças de locais. Nestes casos, o regulamente prevê, em até dez dias antes da data da partida.