O polêmico decreto

A decisão dos municípios da Amrec de adotarem medidas mais restritivas para o combate do novo coronavírus segue rendendo. Além de Criciúma, que se recusa a aderir, agora Urussanga também está se rebelando. Prefeito Gustavo Cancelier também definiu que vai manter em vigor o decreto anterior. Em contrapartida, o Ministério Público também entrou no circuito e já adiantou que o entendimento regional precisa ser respeitado. “O município precisa fundamentar essa decisão. Vale lembrar que a posição do prefeito de Criciúma vai impactar todo o sistema de saúde. Por último é preciso lembrar que essas novas restrições foram tomadas com base em orientações dos profissionais da área da saúde”, explica o promotor Luiz Fernando Góes Ulysssea. Titular da 5ª Promotoria de Criciúma, ele lembra de situação semelhante registrada na região de Tubarão. “Recentemente alguns municípios da Amurel também recusaram inicialmente intensificar as medidas restritivas, mas acabaram sendo obrigados pela justiça a implantá-las seguindo a decisão regional”, pontua.

No outro lado

O município de Criciúma, no entanto, mantém a posição. Entre as teses defendidas no Paço está a de uma decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina julgou improcedente ontem, 28, ação civil pública que obrigava o município de Joinville a decretar suspensão imediata de funcionamento de diferentes atividades econômicas por causa da pandemia na maior cidade do Estado.

O prefeito

“Respeito muito cada um dos prefeitos e sei que estão fazendo um grande esforço, fazendo seu melhor no combate ao coronavírus. Mas eu não concordo com a posição de reduzir o horário de atendimento. Na minha avaliação essa medida só vai aumentar a aglomeração. Defendo é que se amplie o horário de atendimento”, avalia.

Outro ponto de vista

Prefeito de Içara apoia as medidas e afirma que estão embasadas em posições técnicas, de profissionais da saúde. “Ontem, antes da reunião, tivemos uma conversa com o doutor Rafael Faria, diretor do Hospital São José. Ele nos apresentou o cenário atual que é ruim e a tendência é que a gente se mantenha nessa situação por pelo menos mais duas, três semanas. Então estamos buscando uma maneira de conter o avanço de casos. As medidas deviam ser mais severas ainda”, aponta.

Tudo aberto

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigues Mendes, o setor produtivo quer a manutenção do decreto anterior, seguindo o mesmo modelo defendido por Criciúma. “Conforme solicitação dos empresários dos setores, protocolei nesta quarta-feira um requerimento ao Prefeito solicitando que mantenha as mesmas regras do Decreto 116 de 30 de junho de 2020, reconsiderando essa nova medida”, informou Sapinho.

Repetindo

Chapa vencedora na última eleição a dobradinha Jairo e Luiz Laurindo deve se repetir no pleito deste ano. A informação foi repassada pelo próprio vice-prefeito. “Estamos muito afinados e é muito provável que a chapa se repita. Será uma eleição diferente, mas acredito que fizemos um bom governo e agora vamos colocar a prova para a população”, comenta.

Entrevistas

Retomo nesta manhã, no Microfone Aberto da Massa FM, a série de entrevistas com os pré-candidatos ao Governo de Içara. O primeiro é Arnaldinho Lodetti. Entrevista vai ao ar às 7h20min. Já fiz o convite também para a pré-candidata do PP, Dalvânia Cardoso, mas ainda não recebi resposta. Cada candidato terá o mesmo tempo e falará sobre temas diversos. Além de Içara, vamos adotar o mesmo tratamento com outras cidades da região.

Preparação

Conversei ontem pela manhã com o secretário de Estado da Educação Natalino Ugioni. Em entrevista a Massa FM ele falou sobre o estudo que vem sendo desenvolvido para a volta às aulas. “É um estudo, não há nada definido. Tudo que temos é uma previsão para o dia 8 que pode mudar dependendo das condições de saúde. No entanto, temos que estar preparados e é isso que estamos fazendo”, avisa.