Educador faleceu ontem (28), no Hospital São José, em Criciúma, vítima de câncer  

Criciúma

O professor Iraíde Antônio Piovesan, ex-diretor da Satc, faleceu ontem (28), aos 71 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital São José, em Criciúma, onde vinha lutando contra um câncer.

Iraíde este ligada profissionalmente à história da Satc. Na instituição ele foi aluno, professor e diretor. Quando retornou à instituição, em 1994, encontrou a escola passando por seu pior momento e não mediu esforços para levantar e ajudar a transformar a Satc.

“Uma perda enorme para a educação e para Criciúma. Uma pessoa maravilhosa, era nosso conselheiro e uma pessoa que se traduz em uma palavra: Amor à Satc. Uma perda lastimável”, comentou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

O professor Iraíde, mesmo longe da instituição, continuava dando conselhos. Desde 2014 ingressou no Observatório Social de Criciúma para continuar atuando pela sociedade. “Convivi com ele por 18 anos na Satc. Foi professor, mas, principalmente amigo. Aprendi tanto com ele que vou levar mais alguns anos para entender tudo que me foi ensinado”, destacou o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Iraíde Antônio Piovesan nasceu em 17 de janeiro de 1949, filho de Mário de Bona Sartor Piovesan e Dozolina Cadorin Piovesan. Adolescente, deixou a localidade de Santana, no interior de Urussanga, para conhecer aquela que seria sua segunda casa. Com 16 anos veio estudar na Satc, morou no internato e fez dois cursos: de Aprendizagem Industrial, em 1965, e de Técnico em Eletromecânica, em 1971.

Passou por empresas em Criciúma e Curitiba, assumindo cargos de gestão. A ligação com a indústria trouxe Iraíde novamente para a Satc em 1974, agora para ensinar. Era hora de repassar um pouco do que tinha aprendido e ser a referência em educação que foi ao longo dos anos.

Até 1983, ele foi instrutor, professor e coordenador da Satc, sempre atuando pelo Senai. E a facilidade de comunicação e a visão de mercado fizeram com que Iraíde fosse requisitado pelo Senai para implantar cursos técnicos em várias cidades catarinenses.

O terceiro retorno de Iraíde para a Satc se deu em 1994, em função da sua experiência administrativa e educacional. A instituição vivia uma das piores crises e ele assumiu a direção da Escola Técnica. Em 2000, passou a ser diretor corporativo da Satc, cargo que deixou em fevereiro de 2014, quando se aposentou. Em suas memórias, a ligação estreita com a escola:

“A Satc foi uma janela para o mundo pra mim. E isso foi possível porque os mineradores criaram esta instituição e oportunizaram o crescimento profissional de muitas pessoas. Devo essa homenagem também aos irmãos Maristas e ao Senai”, frisou.

Em 2014, Iraíde ingressou como voluntário do Observatório Social de Criciúma. Foi vice-presidente do órgão e coordenador da Câmara de Educação, ajudando a observar e sugerindo melhorias na área de educação para o município de Criciúma.

Casado com a também urussanguense Jânea Cadorin, desde 1974, é pai de Rodrigo e Mateus. Em abril de 2012, o trabalho desenvolvido pela educação em várias instituições e sua atuação junto à comunidade criciumense lhe renderam o título de Cidadão Honorário, uma homenagem da Câmara de Vereadores de Criciúma.

Acic prestou condolências

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, em nome de toda a diretoria e associados à entidade, em nota, lamentou o falecimento do professor Iraíde Piovesan.

“Deixa um grande legado à educação e a toda a comunidade de Criciúma e região, com importantes contribuições em prol do desenvolvimento socioeconômico. A diretoria executiva da Acic presta sua solidariedade à esposa Jânea Cadorin e aos filhos Rodrigo e Mateus e aos demais familiares”, diz a nota.