Restrições ampliadas

Prefeitos da Amrec decidiram em reunião ontem (28) ampliar as medidas restritivas para tentar conter o avanço dos casos do novo coronavírus. Entre as medidas determinadas está o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, mesmo aqueles considerados essenciais, nos fins de semana. Segundo o prefeito de Cocal do Sul, que preside a Amrec, além de ampliar as restrições a Amrec vai reforçar a fiscalização. Quem descumprir vai ser punido. O prefeito Murialdo Gastaldon, de Içara, lembrou que a medida já vale a partir de quinta-feira. “Antes da reunião falamos com profissionais da área da Saúde. A leitura é de que o quadro vai seguir delicado pelo menos nas próximas três semanas. “Então estamos adotando essa medida agora para que lá na frente não sejamos obrigados a parar tudo”.

Menos Criciúma

O decreto só não vai valer em Criciúma. Prefeito Clésio Salvaro afirmou que não pretende aderir. É contra novas restrições e defende apenas uma fiscalização mais rigorosa. “Em Criciúma pelo menos 12 estabelecimentos já foram interditados pela prefeitura por descumprirem as medidas restritivas. Não queremos fechar, mas não vamos permitir que os cuidados necessários não sejam tomados. Ajudar nesse combate é um dever de todos”, cobrou o prefeito Clésio Salvaro.

Educação

O primeiro conjunto de diretrizes para o retorno de alunos e professores à sala de aula em Santa Catarina foi apresentado em uma reunião realizada ontem e comandada pelo secretário Natalino Ugioni. O documento é dividido em cinco eixos: medidas sanitárias, medidas pedagógicas, gestão de pessoas, alimentação escolar e transporte escolar. A previsão é voltar as aulas em setembro.

Resistência

A resistência de parte da população em respeitar as regras sanitárias tem dificultado o trabalho de combate do novo coronavírus. A avaliação foi feita pelo vice-prefeito do Balneário Rincão. Em entrevista à Massa FM, ele disse que muitas pessoas acham que as autoridades estão exagerando. “Muitas pessoas acham que há exagero por parte dos prefeitos, das autoridades. E esse desacreditar na pandemia acaba ampliando o tempo em que vamos viver com restrições. Vamos seguir trabalhando fazendo nosso papel”, explica Luiz Laurindo.

Complicado

Presidente do Tribunal de Contas complicou ainda mais a situação do governador Carlos Moisés no caso da CPI dos Respiradores. Disse que alertou o Governo para não fazer nenhum pagamento antecipado e que, se isso fosse a única alternativa, o Estado deveria assegurar garantias. Não foi ouvido em momento algum. Para os deputados que integram a CPI a fala do presidente do TCE indica que o governador mentiu.

Saiu

Governador Carlos Moisés retirou de tramitação a proposta de reforma da previdência dos servidores estaduais. Justificou que a medida tenta evitar que sejam aprovadas alterações no texto que descaracterizem o projeto e reduzam as economias previstas inicialmente.

Grande perda

Educação da região carbonífera teve ontem uma grande baixa. Professor Iraíde Piovesan perdeu a batalha para o câncer e acabou morrendo aos 71 anos. Era um apaixonado pela educação. Dedicou sua vida a ela. Só na Satc foram mais de três décadas de atuação. Era sobretudo em grande cidadão, sujeito de fino trato. Deixou legado importante para toda a região. Condolências à família. Sepultamento do professor Iraíde será nesta tarde no Cemitério Municipal de Içara.

Na capital

Vice-prefeito de Içara, Sandro Serafim, esteve conversando com o presidente da Assembleia Legislativa Júlio Garcia ontem. Foi acompanhado do pré-candidato do PSD, Alex Michels. O encontro foi para tratar de assuntos empresariais, mas claro suscitou especulações no meio político eleitoral da cidade.

Bons números

Dados divulgados sobre a geração de empregos em junho mostram a reação no mercado de trabalho da região carbonífera. Fechamos no azul. Destaque fica para Içara. Cidade teve mais de 230 contratações do que demissões. O primeiro semestre foi ruim, ficou pior que o ano passado, mas o mês de junho indica que as projeções mais otimistas para o segundo semestre podem se confirmar.