Contrato assinado

Prefeito Murialdo Gastaldon já assinou o contrato para a pavimentação da Rota dos Trilhos. O projeto agora retornou para Florianópolis. Depende apenas da assinatura do secretário e do governador para retornar ao Paço Municipal. Com o documento assinado, o município vai receber a autorização para iniciar o processo licitatório. A obra vai ser iniciada ainda este ano e será inaugurada no decorrer de 2021. “Não me importa quem irá inaugurar a obra. O importante é o benefício que ela vai trazer para a comunidade”, argumenta Gastaldon. A obra será executada no mesmo formato da pavimentação da Jacob Westrup, em Forquilhinha. O Estado repassa o recurso e o município se responsabiliza por tocar o restante do projeto. “Tem funcionado bem. Esse é um modelo interessante que agiliza a obra e a torna mais barata”, defende o secretário de Estado da Infraestrutura Tiago Vieira.

Desenvolvimento

Prefeito segue apostando que a nova pavimentação, além de trazer benefícios para a mobilidade, também vai garantir uma nova rota de desenvolvimento para a cidade. A nova rota também servirá de acesso ao novo condomínio industrial Luiz Henrique da Silveira.

Expectativa

Cresce a possibilidade do Mercado Livre escolher Santa Catarina como destino de seu centro de Logística. Se isso se confirmar, e a notícia deve sair na próxima semana, Içara é um dos destinos mais prováveis. A cidade tem as características buscas pela empresa e tem se mobilizado para assegurar o investimento que de imediato geraria pelo menos 500 empregos diretos.

Reforço

Governo do Balneário Rincão vai reforçar neste fim de semana a fiscalização de estabelecimentos comerciais de todo o município. Objetivo é garantir o respeito as normas sanitárias de combate ao coronavírus. No último fim de semana, segundo o secretário de Saúde Rogério Cardoso, foram cometidos alguns excessos e isso não será mais permitido. Talvez neste fim de semana o trabalho dos fiscais não seja assim tão complicado já que a previsão é de frio.

Com Covid-19

Dois vereadores de Criciúma testaram positivo para o novo coronavírus. Foram infectados Aldinei Potelecki e Arleu da Silveira. Eles vão seguir em isolamento domiciliar e por enquanto as sessões seguem no modelo virtual.

Ativado

Governo de Içara ativa nesta segunda mais um centro de triagem. Objetivo é garantir atendimento a demanda que tem crescido e muito ao longo dos últimos dias. Novo centro vai funcionar ao lado do Centro de especialidades do bairro Jardim Elizabete.

Emprego

A taxa de desocupação no país avançou de 10,7% para 12,4% na passagem de maio para junho, atingindo 11,8 milhões de pessoas. O número representou um crescimento de 16%, com mais de 1,7 milhão de trabalhadores sem emprego. Em Santa Catarina o aumento foi de 8,6%.

CPI

Deputados que integram a CPI dos respiradores da Alesc identificaram inconsistência nas respostas encaminhadas por escrito pelo governador Carlos Moisés. Os últimos depoimentos da CPI serão colhidos na próxima semana.

Mais caro

A Petrobras reajustou em 5% o preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) nas suas refinarias. É o segundo reajuste consecutivo. O repasse ao consumidor depende de cada revendedor.

Educação

Com o apoio de 73 senadores presentes na sessão virtual desta quinta-feira, o plenário do Senado aprovou a proposta que permite que creches e escolas de educação infantil descumpram o calendário escolar com 200 dias letivos e o mínimo de 800 horas-aulas previstos em lei.

Isenção

Vereador Alex Michels protocolou projeto pedindo a taxa de Isenção da vigilância sanitária para os produtores rurais ligados a Coopafi. A proposição visa facilitar economicamente aqueles que desenvolvem e fazem a agricultura girar no município. “Desonerar o agricultor que investe em sua propriedade diariamente é oportunizar que os recursos sejam destinados para a criação de empregos e maiores aquisições equipamentos”, ressaltou Michels.