Sistema binário da Avenida Santos Dumont está recebendo obras de drenagem

102

Etapa inicial dos serviços consiste na ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais

Criciúma

Há quatro meses em andamento, as obras do sistema binário da Avenida Santos Dumont, nas proximidades do Teatro Municipal Elias Angeloni, estão na etapa de ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais.

Responsável pelos serviços, a empresa Confer Construtora Fernandes começou os trabalhos de microdrenagem e macrodrenagem na Avenida Santos Dumont. “A Confer está implantando peças de concreto pré-moldadas para melhorar o escoamento das águas. As obras iniciaram em frente ao Ginásio Municipal, em direção à Avenida Santos Dumont, e vão seguir até o cruzamento da avenida com a rua Nilo Peçanha e a rótula do bairro São Luiz”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski. “Essa galeria pluvial será ligada a outro canal, que passa pela rua Nilo Peçanha, pela Avenida Carlos Pinto Sampaio e termina na rua Raymundo Pucher”, complementa.

No trecho entre o Teatro Municipal Elias Angeloni e a rua Giácomo Sônego Neto, no bairro Pinheirinho, além de implantar tubos de drenagem, a Confer iniciou as obras de alargamento da avenida. A via será duplicada e contará com quatro faixas, sendo duas no sentido São Luiz/Pinheirinho e duas no sentido Pinheirinho/São Luiz, no trecho entre a Avenida Centenário e a rua Pinheiro Machado. A Avenida Santos Dumont contará calçadas e ciclovias.

O investimento para promover as melhorias é de R$ 32.433.128,48. O recurso foi garantido através de operação de crédito externo firmada junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de US$ 17,2 milhões.

“A Confer tem 30 meses para concluir a primeira etapa da implantação desta grande obra, que vai melhorar a infraestrutura viária e a mobilidade urbana no bairro São Luiz”, conta a secretária. Os trabalhos incluem, ainda, a pavimentação e a urbanização da Avenida Carlos Pinto Sampaio e da rua Fioravante Benedet, que foi contemplada com as obras de pavimentação asfáltica. A Avenida Imigrantes Poloneses, entre a rua Fioravante Benedet e a Rodovia Luiz Rosso, será renovada.