Além disso, os novos serviços da Casa do Empreendedor foram responsáveis pela abertura de aproximadamente 95% dos MEIs no mês de junho no município

Criciúma

Mesmo com a pandemia de coronavírus no país, os números de abertura de empresas no primeiro semestre são positivos em Criciúma. Nos primeiros seis meses de 2020, 2.066 novas empresas abriram no município, sendo que 1.390 já emitiram o alvará de funcionamento. Em comparação com o mesmo período do ano passado, foram 1.125 alvarás, sendo uma diferença de 265.

Conforme o coordenador da Casa do Empreendedor, Agenor Brunel, os números tiveram uma queda na emissão de alvarás nos meses de março e abril, sendo 144 e 189, respectivamente. “Por causa da pandemia houve uma queda nesses dois meses, mas nos restantes houve um crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado”, ressaltou.

Novos serviços 

Além disso, a Casa do Empreendedor está ofertando novos serviços aos Microempreendedores Individuais (MEIs) de Criciúma. Foram 169 MEIs criados no mês passado, sendo que o novo serviço foi responsável por aproximadamente 95% dessas aberturas.

“O primeiro mês de inauguração foi bem movimentado, muitas pessoas vieram procurar. Muitos que estavam na informalidade, que não conseguiam abrir empresa para não pagar um contador, buscaram a Casa do Empreendedor. A partir do momento que começamos a oferecer estes serviços gratuitamente, aumenta a demanda”, explicou o coordenador.

A iniciativa contempla os MEIs desde o pedido de viabilidade e constituição de CNPJ, ao processo de alvará, inscrição municipal e emissão do certificado de MEI. Também é oferecido orientações sobre nota fiscal e linhas de crédito, emissão de guia de pagamento DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), declaração anual do MEI e serviço de baixa.

Os novos serviços são devido a adesão ao programa Cidade Empreendedora, uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Capacitações

Com a iniciativa, também é oferecido capacitações para os empreendedores, desde a abertura de um MEI até o seu faturamento. Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Claiton Pacheco, os cursos são gratuitos e é uma forma de incentivá-los a não desistir. “O nosso propósito é aumentar a vida útil dessas empresas, que os empreendedores tenham a oportunidade de absorver conteúdos e técnicas, como por exemplo, crescimento e faturamento para serem executadas nos seus negócios, assim sobreviver, e posteriormente, também imigrar para micro empresa”, acrescentou o diretor.

A Casa do Empreendedor centraliza os serviços e informações para todos os tipos de empresas em Criciúma. O local funciona no 2º piso do Paço Municipal Marcos Rovaris e o horário de atendimento é das 8h às 17h.