Instituição está aguardando a chegada dos respiradores e monitores do Governo do Estado

Içara

A direção do Hospital São Donato de Içara espera colocar os dez novos leitos de UTI em funcionamento no dia 1º de agosto. O São Donato já conta com dez leitos, mas receberá mais para que seja utilizado com exclusividade para os pacientes com a Covid-19. A montagem está na pendência do envio por parte do Governo do Estado dos equipamentos. A princípio o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Mota Ribeiro, ficou no compromisso de enviar os monitores e os respiradores para os novos leitos.

De acordo com o diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio De Luca, os dez novos leitos serão montados no espaço onde eram os leitos de isolamento da pediatria (foto). Para que o espaço fique em conformidade com as normas da Anvisa, estão sendo realizadas algumas adequações, como a instalação de novos aparelhos de ar condicionados, e a colocação de uma nova rede de energia.

O gestor pontua que os trabalhos estão sendo feitos de forma acelerada pela urgência da região contar com os leitos. “Como temos poucos detalhes para deixar o espaço de acordo, assim que chegar os aparelhos montamos e encaminharemos um material fotográfico dos leitos prontos. Queremos que tudo esteja pronto até sexta-feira, dia 31, para que possamos começar a operar no dia 1º de agosto”, explica o diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio De Luca.

Habilitação

Sobre a habilitação dos novos leitos, o gestor ressalta que assim que o Estado receber o material de que os leitos estão prontos para receber os pacientes, ele será encaminhado para a Secretaria de Estado da Saúde para que faça a habilitação junto ao Ministério de Saúde e receba as verbas federais para a realização dos trabalhos. “O próprio Ministério da Saúde é que tem pressionado o Estado para colocar os leitos em funcionamento e eles garantem a habilitação por 90 dias, ou então, até que a pandemia do novo coronavírus esteja controlada”, esclarece De Luca.

O administrador espera que após passar a pandemia da Covid-19, os leitos de UTI possam ficar com o Hospital São Donato, pelo fato de a região e o Estado serem carente de leitos. “Depois de estarem instalados aqui, eles não vão tirar, até porque a sociedade não Vai aceitar. Se precisar fazer alguma mobilização, ela será feita”, reforça.