Moisés com a batata assando

Duramente desgastado ao longo dos últimos meses, o governador Carlos Moisés recebeu ontem mais um duro golpe. O presidente da Assembleia Legislativa Júlio Garcia acatou o parecer da assessoria jurídica da casa e está dando prosseguimento ao pedido de impeachment do governador e da vice Daniela Reinert. O pedido tem como base o suposto crime de responsabilidade na concessão de aumento salarial a procuradores do Estado por meio de decisão administrativa, visando à equiparação com os salários dos procuradores da Alesc. Na Assembleia tramitam ainda outros três pedidos de impedimento contra o chefe do executivo. O processo, claro, deve ser longo, mas não há como negar que a situação de Carlos Moisés é delicada. Para usar uma expressão bem popular, a batata do Governador está assando.

Busca por 14 votos

Para escapar da cassação, Carlos Moisés vai ter que garantir 14 dos 40 votos existentes no parlamento. A tarefa não será nada fácil. Carlos Moisés perdeu suba base, tem apoios esporádicos e os parlamentares que o defendiam até bem pouco tempo já tem agora uma postura bem distinta. O governador pode até escapar, mas precisará fazer muitas concessões e ainda assim sairá do processo em frangalhos.

O processo

O processo de impeachment tem todo um roteiro a ser seguido. Deve ser um processo longo. A tendência é que o desenrolar ocorra só no ano que vem. Se de fato essa previsão se confirmar e se de fato o impeachment terminar com o afastamento do governador e da vice, Santa Catarina passará por uma eleição suplementar. Como já teremos passado da primeira metade do mandato será uma eleição indireta, com os próprios deputados votando e elegendo o novo governador.

Surpresa

Escrevi ontem que logo depois do Combo a cidade de Içara ganharia também uma unidade do Atacadão Carrefour. Errei. Eles foram mais rápidos e um dia antes do Combo, ontem portanto, já estavam com as portas abertas atendendo a população.

Tem que rever

Foi feito um trevo alemão na SC-445 para facilitar o acesso ao Atacadão. Sinceramente não acredito que vá funcionar. Inicialmente até pode ajudar, mas não me parece uma alternativa segura. Com o tempo será necessário uma intervenção melhor para permitir o acesso ao novo empreendimento.

Comemorando

Presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, comemorou ontem na Massa FM o resultado do leilão para compra de energia feito pela cooperativa. Mesmo com o fim do subsídio, a Cooperaliança vai continuar competitiva. Vendendo energia a um preço abaixo do praticado pela Celesc e por outras permissionárias. Compromisso de campanha que vai sendo cumprido. Outra meta era a segunda subestação que também está com obra adiantada e vai ser concluída ainda este ano. “A empresa mantém o compromisso de energia barata e de qualidade”, ressalta.

Mais dez

Hospital São Donato vai ganhar mais dez leitos de UTI. Mobilização de toda a cidade e das lideranças da região assegurou o novo investimento. Hospital já está fazendo a seleção de profissionais que serão contratados para dar suporte ao atendimento destes pacientes. Leitos que reforçam o combate ao covid-19, mas que passada a pandemia ficam à disposição da população.

Agitados

Bastidores da política de Içara tem vivido semana agitada. Expectativa de novidades no processo pré-eleitoral que vai definir novo prefeito e novos vereadores.

Mais recurso

Câmara dos deputados aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, a proposta que torna permanente o Fundeb (Fundo de Financiamento da Educação Básica) no Brasil. Foram 499 votos favoráveis à matéria e apenas sete contra. Projeto também amplia os recursos do Fundo aumentando de 10 para 23% a contribuição federal com o Fundo.

Imposto

A nova Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS) proposta pela equipe econômica terá alíquota menor para o setor financeiro. Enquanto o projeto levado ontem ao Congresso prevê uma cobrança de 12% sobre produtos e serviços, a alíquota para bancos, planos de saúde e seguradas será de 5,8%.