Reunião foi realizada na tarde de ontem na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera

Criciúma e Içara

Mesmo com os números em elevação nos casos confirmados do novo coronavírus, os prefeitos dos municípios da região carbonífera (Amrec) descartaram fechar o comércio e adotar medidas ainda mais restritivas. Eles optaram em continuar com a validação dos últimos decretos e intensificar as fiscalizações. Novo encontro está marcado para a próxima segunda-feira (27). Caso os números continuem em elevação, a possibilidade de nova suspensão dos serviços essenciais não está descartada.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, não é favorável ao fechamento do comércio, pois ele avalia que a economia já está muito afetada e um novo fechamento seria um desastre para os comerciantes. Salvaro pontua que é necessário a população procurar manter o isolamento social e sair de casa somente para fazer as tarefas fundamentais, como a compra de remédios, ida aos supermercados, mas somente uma pessoa por família, e para tratamento médico.

No último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, Criciúma já ultrapassou os 1.800 casos confirmados do novo coronavírus. O município também já contabiliza até o momento 21 óbitos. A ocupação dos leitos de UTI está em mais de 90%. Número de pessoas internadas em Criciúma era de 89 pacientes entre os em tratamento na ala clínica e os da UTI.

Aumento no número de casos

Os municípios de Balneário Rincão e Içara tiveram um aumento significativo no número de casos. Içara ontem contabilizou 46 novos casos, pulando para 235 o número de positivados pela Covid-19, sendo que 145 estão curados. Estão em tratamento domiciliar 78 pessoas e 12 estão internados nos hospitais, com oito na ala clínica e quatro na UTI.

Ontem, em Içara, após o resultado positivo para coronavírus de profissionais de saúde e para garantir a segurança dos pacientes dos serviços, a Clínica Municipal de Fisioterapia e Traumato-ortopedia (Cefito), o Centro de Atenção à Saúde da Mulher Içarense e a Unidade de Saúde do bairro Jardim Elizabete tiveram os atendimentos interrompidos por sete dias. As atividades retornarão inicialmente no dia 28 de julho. Os atendimentos marcados neste período de paralisação, serão remarcados posteriormente.

Já em Balneário Rincão, o número de pacientes positivados aumentou para 94, sendo somente nas últimas 24 horas mais 18 casos confirmados. O município também registrou mais uma morte, contabilizando quatro até o momento. O óbito de ontem foi de um homem de 93 anos, que estava internado na UTI do Hospital da Unimed.